Programa semanal de detox

O detox ajuda a reavaliar a relação com a comida, elimina toxinas e ainda emagrece. Conheça um programa semanal e prepare-se para mudar

Raphaela de C. Mello

Henrique Morais

detox1

A desintoxicação alimentar promove uma reavaliação da relação com alimentos

Akasha, do sânscrito, que significa conexão, é o nome da clínica de medicina integrada situada na Califórnia e coordenada pelo dr. Edson de Mello, psicólogo e médico brasileiro radicado há 34 anos nos Estados Unidos. É dele a proposta de limpar o organismo por meio de um cardápio nutritivo, porém restrito: uma desintoxicação alimentar. "Nosso corpo é uma máquina que precisa passar por uma faxina de tempos em tempos", diz o especialista, que esteve recentemente em São Paulo ministrando um workshop sobre o programa.

"A dieta não se presta a induzir o emagrecimento, mas promove o consumo de alimentos capazes de limpar o sistema gastrointestinal", diz ele. "Perder peso é consequência do reequilíbrio do organismo”, afirma a nutricionista funcional Mariana Vilela Strang, que faz parte da equipe multidisciplinar do dr. Edson.

É ela quem nos explica que o corpo tem plenas condições de eliminar toxinas indesejadas desde que não se ultrapassem alguns limites. Em excesso, elas roubam o ânimo e nos fazem adoecer. "E estão presentes na poluição do ar, nos produtos de limpeza e de higiene pessoal, nos aditivos alimentares, agrotóxicos, hormônios, componentes alergênicos, como glúten e lactose, além de resíduos do nosso próprio metabolismo", diz Mariana.

Confira então um cardápio semanal de detox e comece a reavaliar a sua relação com a comida.

Cardápio semanal

Segunda-feira

 

• Café da manhã: Mingau de quinua em grãos com leite de arroz + morangos

• Lanche: 1 fruta

• Almoço: Arroz integral + grão de bico + 1 filé de peixe assado com cebola + purê de abóbora

• Lanche: 1 fruta + 3 bolachas de arroz

• Jantar: Risoto de arroz integral com frango orgânico e aspargos

Terça-feira

 

• Café da manhã: Suco de fruta natural + 1 tapioca com hommus

• Lanche: 3 unidades de castanhado-pará

• Almoço: Tartar de peixe com salada verde e quinua em grãos

• Lanche: 1 fruta + 3 bolachas de arroz

• Jantar: Risoto de arroz integral com frango orgânico e aspargos

Quarta-feira

Dreamstime

detox2

A quinua é uma ótima aliada da saúde e também da dieta

• Café da manhã: Suco verde + 2 bolachas de arroz

• Lanche: 1 fruta

• Almoço: Quinua real + cozido de cordeiro com legumes

• Lanche: 1 punhado de sementes de abóbora + 1 fruta

• Jantar: Purê de abóbora + peixe assado com salsinha + espinafre refogado]

Quinta-feira

 

• Café da manhã: Quinua em grãos cozida + banana + nozes

• Lanche: Suco de fruta com 1 colher (sopa) de aveia

• Almoço: Frango assado orgânico + arroz integral + feijão + vagem e cenoura refogadas

• Lanche: 1 fruta + castanhas variadas, menos amendoim

• Jantar: Creme de limpeza

Sexta-feira

 

• Café da manhã: Salada de frutas c/granola, sem glúten + 1 xícara de chá-verde

• Lanche: Suco de fruta natural + 1 tapioca c/ azeite

• Almoço: Arroz integral + feijão preto + abóbora, batata-doce e cebola assadas

• Lanche: 1 fruta + castanhas variadas, menos amendoim

• Jantar: Salada verde com cenoura, beterraba e grão de bico

Sábado

 

• Café da manhã: 2 frutas + granola, sem glúten + leite de arroz

• Lanche: Suco de fruta natural

• Almoço: Arroz integral + cozido vegetariano com curry

• Lanche: Suco de apoio para o fígado

• Jantar: Tabule de quinua + salada verde + hommus

Domingo

 

• Café da manhã: Banana amassada + flocos de quinua + 1 xícara de cháverde c/ hortelã

• Lanche: Um punhado de sementes de girassol + 1 fruta

• Almoço: Peito de frango assado orgânico + farofa de cenoura + salada de pupunha

• Lanche: Salada de frutas

• Jantar: Pescada com cenoura e manjericão

11 receitas do detox

Dreamstime

detox3

Prepare um creme verde para limpar o organismo

1. Creme de limpeza

 

Ingredientes: aipo, feijão-verde, cebola, alho, abobrinha, espinafre, salsa.

 

Modo de fazer: coloque os legumes em uma panela média e cubra-os com água. Deixe ferver por 45 minutos. Prepare um purê com os legumes, usando o liquidificador ou um misturador de imersão. Adicione uma pitada de sal e pimenta.

2. Suco de apoio para o fígado

 

Ingredientes: 2 beterrabas médias, cortadas em fatias; 1/2 limão; 2 cenouras grandes orgânicas; 1 maçã grande orgânica, cortada em fatias; pedaços de gengibre a gosto.

 

Modo de fazer: bata os ingredientes e coe a mistura, se achar necessário.

3. Hommus

 

Ingredientes: 1 caneca de grão de bico cozido; 1 fatia de cebola (opcional); 1 colher (sopa) de tahine (à venda em casas de produtos árabes ou supermercados); 3 colheres (sopa) de azeite extravirgem;1 folha de louro; suco de 1 limão; sal.

 

Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer. Utilize como acompanhamento de saladas ou legumes cozidos.

4. Farofa de cenoura

 

Ingredientes: 1 col. (chá) de azeite ou ghee (manteiga clarificada indiana); 1 clara crua (opcional); 1 cenoura ralada no ralo grosso; 1 col. (sopa) de salsa picada; ½ xíc. (chá) de farinha de milho amarela ou de mandioca; sal a gosto.

 

Modo de fazer: Derreta a manteiga em uma panela e junte a clara. Quando começar a endurecer, mexa bem e vá acrescentando as cenouras e a salsa, sempre mexendo. Umedeça a farinha de milho com um pouco de água e adicione à mistura. Mexa bem e tempere com sal.

5. Ceviche de linguado

 

Ingredientes: 250g de peixe branco fresco (preferencialmente linguado) cortado bem fino; ½ colher chá de orégano seco; 1 colher de chá de sal; ½ cebola (ou cebola roxa) cortada bem fina; 1 colher de sobremesa de pimenta jalapeño; 4 colheres de sobremesa de coentro; 80ml de suco de limão.

 

Modo de fazer: Coloque em uma tigela: peixe, orégano, sal e suco de limão. Deixe marinar por no máximo 10 minutos (8 em média). Tire o liquido do peixe e mistura em uma travessa oval funda com as cebolas, a pimenta e o coentro. Sirva imediatamente.

6. Sopa de abóbora

 

Dreamstime

detox4

Uma sopa de abóbora é nutritiva e muito gostosa

Ingredientes: 1 kg de abóbora moranga; 2 colheres (sopa) de azeite; 1/2 cebola; 1 dente de alho; 1 l de caldo de legumes; sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de fazer: Lave a abóbora. Descasque-a e corte ao meio. Retire as sementes e corte a abóbora em cubos. Pique a cebola e o alho. Numa panela média, coloque o azeite e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola e refogue, mexendo sempre, até ela ficar transparente. Junte o alho picado e mexa por 1 minuto. Adicione os cubos de abóbora e refogue por mais 1 minuto. Em seguida, coloque o caldo de legumes quente e tampe a panela. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por 20 minutos ou até que os cubos de abóbora fiquem macios. Retire do fogo e bata no liquidificador por 1 minuto. Quando for voltar o creme de abóbora para a panela, passe por uma peneira para que a textura fique mais aveludada. Leve ao fogo baixo e sirva quando estiver bem quente.

 

Dica: Para uma refeição mais completa grelhe filés de frango, desfie e coloque na sopa.

7. Risoto frango e aspargos

 

Ingredientes: 1 xícara de chá de arroz integral cozido; suco de 1 limão ou a gosto; 1 punhado de salsinha picada; 1 cebola picada; 1 dente de alho picado; 5 aspargos; 1 pitada de açafrão em pó; 2 peitos de frango em cubos pequenos; sal e pimenta do reino a gosto

 

Modo de fazer: Tempere o frango com o suco de meio limão, sal e pimenta do reino. Deixe descansar por 10 minutos. Enquanto espera, lave e corte os arpargos em pedaços menores. Separe as pontas dos aspargos e deixe todos os pedaços de molho. Em uma panela média, doure a cebola e o alho. Acrescente o frango e deixe refogar até que esteja bem dourado. Se precisar divida a porção de frango em 2 e refogue uma de cada vez. Quando o frango estiver dourado acrescente o açafrão e mexa bem. Acrescente os aspargos, com exceção das pontas. Misture bem e acrescente o arroz. Quando estiver quente, coloque as pontas dos aspargos e a salsinha e mexa bem. Desligue o fogo e regue com suco de meio limão. Sirva quente.

8. Sucos verdes

 

Ingredientes: 1 xícara de chá , água de coco ou água + 1 ou 2 folhas de couve + 1 fruta e ou 1 legume. Ex: água de coco + pêra + 1 folha de couve.

Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador.

Dica: O gengibre da um frescor aos sucos e pode ser acrescentado sempre. O mesmo vale para folhas de hortelã. Os sucos sempre podem ser adoçados com 1 colher de sobremesa de mel (diabéticos não devem usar o mel). Se preferir o suco gelado, bater com gelo ou uma polpa de fruta sem açúcar. Os sucos • devem ser consumidos uma vez ao dia, no café da manhã ou nos lanches.

9. Tabule de quinua

 

Ingredientes: 1 xícara de quinua em grãos; 2 tomates picados em cubos e sem as sementes; 1 colher chá de azeite ou a gosto; suco de 1 limão ou a gosto ; 1 punhado de folhas de hortelã fresco picado; sal e pimenta do reino a gosto.

 

Modo de fazer: Cozinhe os grãos de quinua em 2 xícaras de água fervendo, em fogo baixo. Quando a água secar está pronto. Reserve e deixe esfriar. Em um refratário redondo (“bow”) coloque o azeite, o suco do limão, o sal e a pimenta do reino. Mexa bem. Em seguida acrescente os tomates e as folhas de hortelã picadas. Misture a quinua e sirva com folhas verdes.

10. Cozido cordeiro

 

Ingredientes: 150 g de pernil de cordeiro por pessoa; ½ cebola picada; 1 dente de alho picado; 1 batata doce; 1 punhado de damascos; 1 punhado de espinafre; 1 lata de tomates pelados ou de molho de tomate natural; tempero "pickling spice"

 

Modo de fazer: Coloque os cubos de cordeiro em um refratário e tempere com o tempero "pickling spice" (feito de mostarda, pimenta do reino, endro, funcho, pimenta da Jamaica, cravo, canela, louro e pimenta calabresa - se preferir faça você mesmo o seu); Em uma panela de pressão doure os cubos de pernil com um fio de óleo de canola. Reserve. Na mesma panela doure a cebola e o alho. Volte a carne para a panela e cubra com o molho de tomate. Cozinhe na pressão por 25 minutos. Abra a panela com cuidado e coloque as batatas doce. Cozinhe por aproximadamente 5 minutos e coloque os damascos. Quando a batata doce estiver macia, está pronto. Coloque o espinafre na hora de servir e mexa bem para que ele murche; Fica ótimo com quinua em grãos ou arroz integral.

11. Cozido vegetariano

 

Ingredientes: 1 xícara de grão de bico cru; 1 cebola picada; 1 dente de alho picado; 1 pitada de mostarda em grãos (clara e escura); 1 pitada de cominho em pó; 1 colher de chá de curry; 1 batata doce ou mandioca; 1 punhado de couve manteiga picada; 1 cenoura

 

Modo de fazer: Coloque o grão de bico na panela de pressão e cubra com água. Cozinhe por aproximadamente 20 minutos. Abra a panela com cuidado e verifique se os grãos já estão cozidos. Caso ainda estiverem duros, cozinhe por mais 5 minutos na pressão. Se for usar a mandioca, cozinhe com o grão de bico nos últimos 10 minutos de cozimento. Quando estiverem cozidos coloque a batata doce e deixe ferver com a panela aberta. Em uma frigideira, refogue a cebola com um fio de óleo de canola ou azeite. Acrescente o alho, a mostarda, o cominho e o curry. Quando a batata doce estiver macia, esprema alguns grãos de bico para engrossar levemente o molho. Acrescente o tempero da frigideira e a couve. Misture bem e sirva bem quente.

Curta o CASA.COM.BR no Facebook