Primavera: como adicionar flores aos seus cantinhos favoritos

O inverno finalmente acabou! Com o fim da estação mais fria do ano, jardins florescem - aproveite e traga a primavera para dentro de casa também

Atualizado em

em Casa.com.br

Há maneira melhor para celebrar a chegada da primavera que cobrir a casa de flores? Quado o inverno se vai, substituímos as almofadas, guardamos as mantas no armário e investimos em um décor renovado. Estampas, enfeites e a própria flora cumprem a função de criar um décor primaveril para curtir esta época do ano. Confira nossa seleção de ideias para decorar transformar seus cantos preferidos!

1. Nas cores

Se há algo que muda completamente quando a estação chega são as cores: marrons pesados, muitos neutros e nuances quentes são substituídas pela leveza dos brancos e azuis acompanhados de vibrantes rosas, laranjas e amarelos. Qualquer ambiente pode receber toques de tons diferentes, só é necessário considerar os elementos mais permanentes do décor (como as paredes e estrutura dos móveis) antes de investir. Se você não for pintar as paredes, precisa pensar na harmonia das cores antigas e novas - caso contrário, pode mirar no eclético e acertar na combinação!

Divulgação | Banheira York
banheira-york-laranja-em-frente-a-janela

Para ter uma casa perpetuamente primaveril, aposte em paredes e elementos fixos. A banheira York, em laranja, ilumina e transforma qualquer banheiro branco – o tom está, afinal, presente em gérberas, uma das flores da estação.

Divulgação
colagem-banheiras-drayton-e-ravello

A arquiteta Elaine Fonseca afirma que os tons Azul Serenity – uma das cores da Pantone no ano de 2016 – e Peach Echo estão com tudo! Se prefere estes, as banheiras Drayton e Ravello, a primeira clássica e a segunda mais moderninha, podem compor salas de banho super calmantes.

Reprodução | Forma:Plural
colagem-mesa-de-cabeceira-forma-plural-Helka-Velloso

Os móveis repaginados entram na dança. Você pode fazer um para chamar de seu - temos diversos tutoriais sobre o assunto - ou investir em releituras de antiguidades. É o caso do criado-mudo Cashmere, da loja Forma:Plural por Helka Velloso. De um doce rosa por fora, ele possui uma estampa caprichosa dentro da gaveta. Ótimo para configurar composições no hall ou ao lado da cama.

2. Nas estampas

Motivos primaveris não faltam! Com a estação, trocamos os tecidos e aproveitamos as cores acima em papéis de parede, almofadas e roupas de cama. A criatividade não precisa de limites na hora de combiná-los: aposte em listras, zigue-zagues, poás e abstratos.

Divulgação | Colcha Lara C
colcha-lara-c-florida-e-rosa

Como não se apaixonar por este quarto repleto de leveza e tranquilidade? Repare que até o cão na porta observa a cama com vontade de pular nas flores rosadas da colcha! A peça é a Lara C, da Dohler.

Divulgação | Bindi
papel-de-parede-bindi-azul

Mas não são só de flores explícitas que vivem as estampas: o papel de parede Bindi, de inspiração indiana, possui padrões que lembram florais e elevam o décor com delicadeza.

Reprodução | The Home | Lisa Zhu
sala-de-estar-branca-com-fibras-naturais-e-almofadas-estampadas-com-palmeiras

Já contamos também que a queridinha da vez é a palmeira! Tendência e representante do clima tropical, ela traz descontração e pode ser inserida perfeitamente nas inspirações naturais da decoração.

Reprodução | Rebecca Mitchell Inetriors | Drew Hadley
cantinho-do-café-com-cortinas-de-cerejeiras-laranjas

Neste canto do café, as cortinas apresentam cerejeiras. Porém, no lugar do rosa costumeiro, suas flores são tomadas pelo laranja. A moradora aproveitou para harmonizar o tecido com um belo arranjo de mesa na mesma cor, embaixo de um lustre de galho. Trocar as cortinas é um truque para mudar a casa instantaneamente!

3. Nos arranjos de parede

Alguns ambientes, porém, são resistentes às mudanças – o home office, por ser um espaço de concentração, não costuma receber tantas cores. Sem complicações, basta trocar as imagens do arranjo de parede: pendure fotos suas em parques, inspirações, e quem sabe até as próprias flores prensadas.

Reprodução | Jo-Ann Fabric and Craft Stores
home-office-com-mural-primaveril-e-decor-rosa-e-dourado

Dourado e rosa é uma combinação romântica que ilumina o espaço sem peso visual!

Reprodução | Liz Klafeta - Bangtel | Aleks Eva
quarto-roxo-com-cabeceira-de-flores

Para ousar um pouco, personalize a cabeceira da cama para embalar seus sonhos com campos floridos.

4. Na cozinha 

Divulgação | Etna

	Conjunto Madeleine, da Etna
Conjunto Madeleine, da Etna

Os pratos alegram almoços e jantares o ano inteiro, mas durante a estação podem ser usados para chás da tarde charmosos e até mesmo piqueniques.

Reprodução | Mary Ann Shaklan | Mark Lohman
canto-de-café-da-manhã-com-cadeiras-coloridas-e-bowls

Para alegrar o café da manhã, use bowls multicoloridos!

5. Obviamente, nos jardins

Divulgação | Tidelli
cadeira-vermelha-tidelli-para-outdoor

 Falando da estação das flores, não poderíamos nos esquecer de mencionar os jardins! Cadeiras coloridas, mesas de madeira e chaises de linhas outdoor são feitos especialmente para apreciar momentos ao ar livre. Na foto, uma cadeira de corda da Tidelli traz uma atmosfera simultaneamente rústica e sofisticada ao espaço verde.

Leia também: 13 maneiras fofas de florir a casa nesta primavera

Débora Fernandes