Continua após publicidade

Prêmio Brasilidade Industrial: conheça a cadeira vencedora

Ela é leve, discreta, confortável. A cadeira Tímida, criada pelo catarinense Pedro Venzon, tem inspiração nos anos 50 e será apresentada no Salão do Móvel de Milão

Por Por Márcia Carini
Atualizado em 20 dez 2016, 23h18 - Publicado em 27 fev 2014, 16h59

A cadeira Tímida, criada pelo designer catarinense Pedro Paulo Venzon Filho, venceu o Prêmio Brasilidade Industrial, organizado pela revista CASA CLAUDIA e pela marca A Lot of Brasil. A peça premiada tem estrutura de aço carbono e assento em látex de seringueira do Amazonas. As fotos acima mostram algumas das possibilidades de cores do produto, mas o protótipo que será apresentado no Salão do Móvel de Milão 2014 – e entrará em linha neste ano – é amarelo. “O projeto tem coesão de linguagem e resultou em algo muito exequível”, elogia o designer Pedro Paulo Franco, fundador e diretor da A Lot of Brasil. Ela já faz parte da coleção nova da empresa e o diretor se refere ao designer vencedor como o jovem talento 2014. Outras duas peças de Venzon estavam entre as indicadas ao prêmio. Mas foi a cadeira Tímida que arrebatou o coração dos jurados, com suas referências imagéticas do design brasileiro dos anos cinquenta e sessenta – quando a funcionalidade dos móveis e a economiza das formas brindavam os usuários. “Estudei muito antes de me arriscar na finalização desse projeto e tentei assimilar a rigidez do material à pesquisa estética. Queria um resultado que proporcionasse democratização do design, um processo de produção simples, sustentabilidade e baixo custo”. Segundo o designer Christian Ullmann, que foi um dos jurados do Prêmio Brasilidade Industrial, e é especialista em design sustentável, o jovem acertou em cheio: “A sustentabilidade também está na simplicidade construtiva, na economia de material, na facilidade de conserto, na desmontabilidade e na reciclagem no final do seu ciclo de vida”. 

Pedro Paulo Venzon Filho – o designer

Pedro Paulo

Pedro Paulo Venzon Filho tem 25 anos. Ele nasceu em Tijucas, Santa Catarina e hoje vive em Erechim, Rio Grande do Sul. “Gosto de viver em cidades pequenas”, conta. Formado em Design Industrial pelo Instituto Federal de Santa Catarina, Pedro terá agora seu primeiro passeio pela Europa – justamente para ver seu produto sendo apresentado no Salão do Móvel. “Estou muito contente! Acompanhava a marca A Lot of há algum tempo e mal pude acreditar quando recebi a ligação avisando sobre o Prêmio”. Pedro Venzon é introvertido – por isso se identifica tanto com a cadeira Tímida que criou. Ou talvez, como ele mesmo afirma, ele seja preocupado em excesso. Mas nos útlimos meses está se acostumando a colher os frutos de suas horas e horas de pesquisa e estudo. Além do Prêmio Brasilidade Industrial, ele também recebeu o Prêmio do Salão Design Móvel Sul, com a mesa Moça, e o IF Design Award 2014, com a Caixa Volta. 

 

Publicidade