Pisos e paredes na moda

O bem-estar dentro de casa foi a grande tendência da maior feira de revestimentos cerâmicos do mundo, a Cersaie, em Bolonha, Itália. Conheça as novidades e prepare-se para renovar a casa antes de 2009.

Por Danilo Costa

Ainda dá tempo de mudar a casa para entrar 2009 com tudo. Que tal revestir pisos e paredes com cerâmicas e deixar os ambientes na moda? Veja o que apareceu como tendência na 26ª edição da Cersaie, maior feira de revestimentos cerâmicos do mundo, que agitou Bolonha, na Itália. Os brilhos que antes dominavam peças inteiras apareceram principalmente nos detalhes. Na maioria dos estandes, esse realce ganhou a força de um elemento especial: a iluminação. Com ela, você evidencia mais ou menos o brilho e pode valorizar as texturas das cerâmicas, afirma a consultora Ruth Fingerhut, de Florianópolis, uma expert no assunto.

Segundo ela, o acabamento acetinado abriu espaço para um suave polimento sobre as peças. O tema floral foi bastante explorado, mas num jeito estilizado, mostrado até sob a forma de aquarela. Os formatos grandes tomaram ainda mais fôlego e os principais lançamentos começavam a partir de 60 x 60 cm. Quase não vi modelos de 45 x 45 cm, conta a consultora.

Outras tendências continuam em alta, caso da reprodução dos materiais, principalmente da madeira, que aparece numa releitura e não uma cópia fiel. “Os fabricantes misturaram a sensação de aconchego desse material com uma cor mais contemporânea, como o grafite, exemplifica a consultora. No quesito cores, os fabricantes se voltaram para os tons urbanos (cinza, preto e chocolate), além dos tons sóbrios e pastéis. Em geral, todas as empresas buscavam um só objetivo, o bem-estar dentro de casa. Os produtos tinham de causar o desejo de andar descalço e de curtir mais cada ambiente, completa Ruth.

Divulgação
O porcelanato da italiana Atlas Concorde traz uma micro-textura com pontos lu...
O porcelanato da italiana Atlas Concorde traz uma micro-textura com pontos luminosos. Depois de prensadas, as peças recebem a aplicação de uma granilha prateada.
.
Fechar

Curta o CASA.COM.BR no Facebook

-->