Continua após publicidade

Os destaques da semana Design Rio 2015

Em resumo, foram cinco dias de "folia à carioca", com programas cheios de estilo espalhados por toda a cidade

Por Simone Raitzik
Atualizado em 21 nov 2022, 21h58 - Publicado em 11 nov 2015, 19h23

Entre os dias 4 e 8 de novembro, o Jockey Club do Rio, na Gávea, sediou o evento que está se tornando referência em design na cidade – a Semana Design Rio. Palestras de profissionais badalados, nacionais e convidados estrangeiros, uma exposição com lançamentos do mercado (Rio + Design) e – grande novidade – uma feira com venda direta dos “criadores” para os clientes, aumentaram ainda mais o tititi em torno do evento, que reúne grandes nomes da indústria criativa do país. Em resumo, foram cinco dias de “folia à carioca”, com programas cheios de estilo espalhados por toda a cidade. Selecionamos aqui alguns dos destaques entre as novidades- fiquem de olho!

07a

* Oitis55: O sobrado na rua dos Oitis, a poucos passos do Jockey, vem se firmando como um polo de designers que apresentam, ali, uma mostra paralela de sua produção, que inclui desde móveis  grandes até peças decorativas. Grifes como Baobá, Ricardo Graham Ferreira (O Ebanista), Oba!, O Formigueiro, Pedro Braga Design, entre mais de 25 empresas, compõem o grupo, que montou ambientes bacanas com itens de todos os representantes. Muita coisa para ver (e se encantar)! No Jockey, um contâiner na área externa (subsidiado pelo Sebrae/RJ), vendia peças menores do acervo da Oitis55. Disputadíssimo, o local teve até fila na porta!

01

* Gabinete Duilio Sartori: a exposição das peças de Ines Schertel encheu os olhos de quem deu um pulo na cenográfica loja de Duilio, na rua Lopes Quintas, no último sábado. Seus bancos-esculturas, bowls, cestos e centros de mesa montados com lã, trabalhada praticamente no estado natural, são simplesmente emocionantes. www.inesschertel.com

Continua após a publicidade

02

* Na Oba!, ao lado do Gabinete na rua Lopes Quintas, as mesas baixas de criança, desenho da arquiteta Leila Bittencourt, ganharam adesivo com textura de grama, criação do genial Gabriel Oliveira, designer top da Farm.  Também na Oitis55, uma cama baixinha, estilo “casinha”, ao lado da estante “Elefante”, encheu os olhos de quem é apaixonado por mobiliário infantil com estilo e charme.

bhering

* Fábrica da Bhering: quem não conhece ainda, precisa dar um pulo correndo nesse espaço na zona norte carioca, onde funcionava uma antiga fábrica de chocolates. Ateliês e lojas cheios de personalidade ocupam os quatro andares do prédio, que tem um ar de Camden Town (a famosa feira de rua, em Londres) à carioca. Ali, além da m.o.o.c. (móveis objetos e outras coisas), dos arquitetos Bel Lobo e Bob Neri, fique de olho na FEIRA, uma loja lotada de utensílios com um tom escandinavo na seleção e na forma de expor as peças.  Desde um simples pregador de roupa, até mesas, cadeiras, cestos e pufes – tudo ali tem uma harmonia visual entre os tons cru, branco, preto e cinza. Menos é mais.

Continua após a publicidade

* Outro destaque na Bhering, a LFstudio arquitetura, com móveis exclusivos que unem aluminio tubular, madeira e cimento. Mesas, luminárias,  aparadores…. Há aqui de tudo um pouco!

BrasiliaPalace-30

* Na loja do Fernando Jaeger, na rua Corcovado, uma exposição de fotos de Ruy Teixeira transformou o espaço em uma galeria de arte informal, com imagens que trazem fragmentos retirados de cliques para o livro de sua autoria, recém-lançado,  sobre o Palacete de Brasília.  Dois móveis são novidade: a poltrona Felipe (de corda e madeira) e o aparador- bar Dama.

* Na Mugg, da Oitis55, os pufes moldados em tyvek estampado (uma fibra fina, impermeável) são perfeitos para áreas externas. Colorem, divertem e ainda resistem a sol e chuva.

Continua após a publicidade

* A Lattoog acaba de lançar a poltrona Surf, feita de poliuretano – o mesmo material das pranchas de surf. Por enquanto, a que estava em exposição era preta, mas a dupla de designers, Leo Lattavo e Pedro Moog, garante que vai ter em várias cores!

08

* Conhece a cadeira Duppla, produzida em madeira certificada? Assinada por Bruno Paciello e Diogo Luz, ela esbanja versatilidade e pode funcionar como cadeira alta, para área externa, ou baixa e reclinada, como uma mini chaise.

09

Continua após a publicidade

* A mesa Floresta, de Bernardo Senna, foi desenvolvida para a Americanas.com/submarino.com/shoptime e une base leve (dois cavaletes finos e coloridos) e tampo de aço. Simples, fácil de ser transportada e leve, fica bem no escritório e na sala de jantar.

* A banqueta Palafita, da Bold, tem base de madeira e pode vir com vários assentos de estampas e cores diferentes (tecidos da La Estampa).  Múltipla escolha em uma mesma peça.

06

* O terrário Plié, do O Formigueiro, reúne três pequenos vasos de vidro com terrários de suculentas, encaixados na base de madeira.  Perfeito para a mesa de centro e requer poucos cuidados de manutenção.

Continua após a publicidade

*  O espelho ABC, de Pedro Braga Design, tem prateleira rasa, encaixe para tubo de ensaio que serve de vaso de flor, cabideiro. Tudo em pinus, simples e elegante.

05

* Mesinhas redondas com base de cimento da Velt: práticas, simples e bacanas.

Publicidade