Continua após publicidade

O que fazer com os gatinhos quando a família sair de férias?

O zootecnista Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet e dono da vira-lata Estopinha, responde a dúvida da nossa leitora

Por Alexandre Rossi, especialista em adestramento animal*
Atualizado em 19 jan 2017, 15h43 - Publicado em 25 set 2015, 17h18
00-casa-onde-seu-gato-precisa-e-merece-morar

“A família vai viajar por 20 dias. O que posso fazer para que os meus 3 gatinhos não sintam tanto a falta da família? É melhor deixá-los na minha casa mesmo?” – Vera Bonaparte, Juiz de Fora.

Vinte dias é um tempo longo e eles certamente sentirão a ausência da família. No seu caso, o melhor é deixar os gatos na sua casa, que é o ambiente ao qual eles já estão habituados. Tirá-los do seu ambiente geraria um estresse ainda maior. Porém, é importante contar com uma pessoa que vá até a sua casa de uma a duas vezes ao dia para limpar as caixas sanitárias, ventilar a casa e alimentar os gatos.

Esses animais se alimentam muitas vezes ao dia, não apenas uma ou duas vezes como os cães. Dessa forma, será necessário colocar uma quantidade de alimento que o gato coma um pouco e ainda sobre no comedouro uma quantidade que ele possa fazer outras refeições mais tarde. Há comedouros automáticos que abrem pequenas porções em determinados horários pré-programados, e a pessoa que vem todos os dias cuidar dos gatos pode também limpá-los e reabastecê-los.

Você pode também usar o Feliway, nesse período de ausência. O Feliway é um feromônio felino, que proporciona uma sensação de bem-estar e segurança, indicado para situações de estresse, como a ausência da família, como é o seu caso. Ele pode ser comprado na forma de difusor ou spray. A melhor forma de utilização, nesse caso, é o difusor, que dura um mês e pode ser ligado na tomada do cômodo em que os gatos permanecem por mais tempo ou onde eles costumam dormir.

Continua após a publicidade

*Alexandre Rossi é formado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP) e é especialista em comportamento animal pela Universidade de Queensland, na Austrália. Fundador da Cão Cidadão – empresa especializada em adestramento em domicílio e consultas de comportamento -, Alexandre é autor de sete livros e comanda atualmente o quadro Desafio Pet (exibido aos domingos pelo Programa Eliana, no SBT), além dos programas Missão Pet (transmitido pelo canal por assinatura National Geographic) e o É o Bicho! (rádio Band News FM, de segunda a sexta-feira, às 0h37, 10h17 e 15h37). Ele é também dono da Estopinha, a vira-lata mais famosa do facebook.  

 

 

Publicidade