Leite vegetal: conheça os benefícios

O leite vegetal é rico em fibras, ferro e minerais. Conheça as outras vantagens deste leite que é feito com grãos

Patricia Bernal

Getty Images

leite

Nas receitas do dia a dia, substitua o leite de vaca pelos leites vegetais

Para quem está acostumado com leite de vaca, os primeiros goles podem ser estranhos. Estamos falando dos leites vegetais feitos de arroz, aveia, castanhas, que começam a aparecer nas prateleiras dos supermercados. Ao contrário da versão de soja, já muito popular por aqui, essa nova safra ainda não é bem conhecida do consumidor brasileiro.

Para entender melhor o produto, conversamos com o nutricionista George Guimarães. Confira:

 

Qual é a vantagem desses novos leites vegetais?

Além da variação de sabor, eles são feitos com grãos integrais ricos em fibras, ferro, minerais e proteínas. Por serem magros, eles superam o leite de vaca que, apesar de altamente protéico e rico em cálcio, é muito gorduroso. O conteúdo de ferro e a quantidade de fibras são outras vantagens dos vegetais. Por outro lado, eles são pobres em cálcio.

 

Qual a vantagem dos leites que misturam cereais e sementes?

A mistura permite reunir as qualidades nutricionais de várias fontes. Grãos em geral contêm zinco, fundamental para as defesas do organismo. As sementes se destacam por serem fontes de proteínas vegetais e pelo conteúdo de gorduras boas. Cereais, como o arroz, somam às fórmulas mais fibras insolúveis. A aveia fornece fibras solúveis, que atuam no controle do colesterol.

 

Para quem não está acostumado, como incluir a bebida na alimentação?

O ideal é aprender a apreciar o sabor puro. Por isso, vale começar pelos leites mais saborosos, aqueles feitos de aveia ou de arroz com avelã. Mas vale misturá-lo com granola ou bater com frutas, ou ainda, nas receitas do dia a dia, substituir o leite de vaca pelos leites vegetais.

 

Curta o CASA.COM.BR no Facebook

-->