Ladrilho hidráulico: 6 modelos ambientados e 7 peças individuais

Fabricado artesanalmente, o ladrilho hidráulico ganha aplicações atuais nestes seis ambientes. Após a instalação, o acabamento deve receber resina acrílica.

Reportagem Visual Edson G. Medeiros Fotos Eduardo Pozella Texto Lúcia Santos Gurovitz

Divulgação

Um título para uma foto sem titulo
Fabricação à moda antiga

Em um molde de latão, primeiro o ladrilheiro despeja o cimento misturado a pigmentos para compor o desenho. O restante do molde é preenchido de cimento. Então, cada peça é prensada e passa por um período de descanso. Depois, é mergulhada em um tanque de água, onde permanece algumas horas e, aí, vai para uma prateleira para a cura, ou seja, o endurecimento do cimento, que leva 14 dias. “O ideal é que o mesmo ladrilheiro faça cada lote, pois isso praticamente elimina as diferenças entre as peças”, diz Piero Cosulich, proprietário da Brasil Imperial, onde foram feitas as fotos.

Divulgação
Clima de campo na churrasqueira: O morador queria que o cant...
Clima de campo na churrasqueira: O morador queria que o canto da churrasqueira, na varanda, tivesse ares de casa de fazenda. Ao projetar o espaço, a designer de interiores Lizandra Maluf e a arquiteta Melissa Ferraz sugeriram cobrir a parede atrás da pia com ladrilhos hidráulicos. “Escolhemos peças com estampas diferentes, mas sempre de tons de azul e amarelo para o resultado ficar harmônico”, diz Lizandra. Após a instalação, os ladrilhos (Ville Rose) foram lavados e receberam verniz óleo fugante, que evita manchas de gordura. O armário é de peroba de demolição (execução da Sevom Rios), e o frigobar, da Brastemp.
.
Fechar

Curta CASA CLAUDIA no Facebook