Ideias para fazer uma festa de aniversário para uma criança de 2 anos

Na festa de 2 anos, a decoração e o cardápio afinados agradam a pequenos e grandinhos.

Texto Flávia Pinho | Reportagem Visual Flávia Pinho e Carla Franco

Se o primeiro aniversário é inesquecível para os pais, o segundo tem um sabor todo especial para as crianças. Nessa fase, elas conquistam maior autonomia, passam a interagir com os amiguinhos e já compreendem que aquele é um dia importante. Ao mesmo tempo, não dá para esquecer que meninas e meninos de 2 anos mantêm reações típicas de bebês, e que desrespeitá- las pode pôr tudo a perder. “Não recomendo deixá-las excitadas demais”, diz Mariana Ramos, sócia do bufê infantil Casa Tupiniquim, em São Paulo. “Já vi muito aniversariante cansado, que cai no sono bem na hora do parabéns”, comenta. Mude a perspectiva e organize uma festa literalmente do tamanho dos pequenos. Chame os coleguinhas mais próximos, troque a imponente mesa do bolo por móveis baixos e facilite o acesso deles a tudo o que amam e podem comer à vontade. Não tem erro: câmera fotográfica a postos, pois será memorável!

A nosso pedido, a chef Ciça Ribeiro, do espaço gourmet paulistano A Nossa Cozinha, criou um menu de salgados e doces que as crianças podem comer a valer!

Tem salgadinho, mas não fritura: o enroladinho de presunto e queijo, servido quente, é assado.

 

Receita do Enroladinho de presunto(rende 15 unidades)

 

Ingredientes:

½ kg de farinha de trigo

1 xícara de leite morno

50 g de fermento biológico

½ xícara de óleo

2 colheres (chá) de açúcar

1 colher (chá) de sal

200 g de presunto picado

400 g de queijo Catupiry

1 gema para pincelar

 

Modo de fazer:

Dissolva o fermento no leite morno e junte os outros ingredientes, até formar uma massa lisa. Abra a massa, com ajuda de um rolo, em superfície enfarinhada. Corte tiras de aproximadamente 6 cm x 8 cm de largura. Coloque uma pequena porção de presunto e outra de Catupiry sobre cada uma delas e feche bem os salgadinhos, para que o recheio não escape. Pincele com uma gema e asse em forno médio, por aproximadamente 30 minutos, até dourar.

 

- Os pequenos comem minipães de leite coloridos (a massa leva beterraba e cenoura) com requeijão. Para os adultos, há recheios mais apurados: pasta de provolone com peito de peru picado e geleia de damasco; e mussarela com tomate, orégano e cream cheese.

 

- No lugar do bolo tradicional, existem muffins fofinhos de banana.

 

Receita do muffin de banana(rende 12 unidades)

 

Ingredientes:

½ xícara de manteiga em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar granulado

2 ovos1 colher (chá) de bicarbonato

1 colher (chá) de sal

1 ½ xícara de farinha de trigo1 xícara de banana madura picada

½ xícara de creme de leite fresco

1 colher (chá) de baunilha

½ xícara de nozes pecan picadas

 

Modo de fazer:

Misture a manteiga com o açúcar na batedeira e acrescente os ovos, sempre batendo. Em uma tigela, misture o bicarbonato, o sal e a farinha de trigo e incorpore-os à massa. Por fim, junte a bananas, o creme de leite, a baunilha e as nozes. Despeje em forminhas para muffin untadas e asse, por cerca de 60 minutos, em forno pré-aquecido a 180ºC.

 

- O docinho da vovó é feito para comer de colher: leva doce de leite, bolacha maria e chantili.

 

Receita de Doce da vovó (rende seis copinhos)

 

Ingredientes:

1 lata de leite condensado3 claras85 g de açúcar200 ml de creme de leite fresco200 g de bolacha maria picada grosseiramente

 

Modo de fazer:

Cozinhe o leite condensado em panela de pressão, dentro da lata fechada e coberta com água, por 40 minutos – deixe esfriar completamente antes de abrir. Leve as claras com o açúcar ao fogo. Desligue quando a mistura estiver morna e bata até ficar com a consistência de marshmallow. À parte, bata o creme de leite até virar chantilly e incorpore ao marshmallow. Monte os copinhos intercalando camadas de doce de leite, de bolacha picada e de creme.

 

- Gelatina e salada de frutas são servidas em taças individuais.

 

- Há biscoitos caseiros, com e sem chocolate, em forma de bichinhos, além de pipoca e cereal matinal de estrelinha.

 

Receita de Biscoito amanteigado (rende cerca de 75 unidades)

 

Ingredientes:

12 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

½ xícara de açúcar cristal

1 colher (chá) de baunilha

1 ovo

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

30 g de chocolate meio amargo derretido em banho-maria

 

Modo de fazer:

Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha em velocidade média até incorporar bem (uns 3 minutos). Junte o ovo e reduza a velocidade. Adicione o sal e a farinha aos poucos. Misture metade da massa ao chocolate. Faça dois rolos com essas partes, envolva-os em filme plástico e leve-os à geladeira por 60 minutos. Abra as massas em base enfarinhada, até que fiquem com ½ cm de espessura. Corte com os moldes desejados e asse em forma untada por cerca de 20 minutos.

 

- Para beber, suco natural de laranja e de melancia.

 

Programação na medida certa

Aos 2 anos, é natural que os pequenos mudem de um passatempo para outro a todo instante, exigindo jogo de cintura dos adultos que os distraem – sejam parentes do aniversariante ou monitores contratados. “Crianças nessa idade adoram se fantasiar. Também gostam de brincar de estátua, de cama-elástica e de roda. Mas não adianta força-las, deixe que decidam por conta própria”, recomenda Mariana.

 

Cantos de atividades oferecem pausas à meninada. Papel, giz e massinha de modelar têm sucesso garantido. Já as tintas para rosto e cabelo ficam de fora. “Mancham as roupas e podem causar alergias”, alerta a especialista em eventos para crianças.

 

Livres de produções rebuscadas, as mesinhas viram atração extra: tanto os enfeites quanto as guloseimas podem ser manuseados à vontade.

 

As festas infantis com quatro horas de duração tornaram-se comuns porque os bufês comercializam pacotes fechados. Esse período, porém, é longo demais para quem tem até 3 anos – três horas bastam. “Aos primeiros sinais de cansaço, sugiro antecipar o parabéns”, diz Mariana. “Os pais do aniversariante devem lembrar que, em geral, a comemoração continua em casa, na hora de abrir os presentes.”

Kit Gaion

01_mc25_festa2anos
Mesas de plástico com 47 cm de altura (Gorila II, Etna, R$ 99,99 cada), acompanhadas de banquetas da mesma linha (Etna, R$ 69,99 cada), deixam as guloseimas ao alcance das mãozinhas.
.
Fechar

Curta o CASA.COM.BR no Facebook