Continua após publicidade

Dúplex tira partido de um paredão ocioso para acomodar plantas

Os jardins verticais proliferam como alternativa para quem dispõe de pouco espaço, mas faz questão de um cantinho verde.

Por Reportagem Visual Carolina Diniz | Foto Zé Gabriel
Atualizado em 22 nov 2022, 01h52 - Publicado em 4 fev 2015, 17h20

Os jardins verticais proliferam como alternativa para quem dispõe de pouco espaço, mas faz questão de um cantinho verde. “Conseguimos ter mais espécies por m² do que em vasos no chão”, afirma o designer Alexandre Santilli, da Vertia Green Design, autor do painel no terraço de 25 m² da ortopedista Andrea Rosenthal. A cargo dos arquitetos Luiz Antonio Misse Mota e Gabriela de Toledo Martins, a reforma precisou resolver o paredão inclinado com 4 m de altura máxima, imposto pela fachada do prédio. “Com a vegetação, ele deixou de ser um elemento estranho”, comenta Luiz. Ao cobrir de 250 mudas a área de 11,50 m², o sistema dispensou a impermeabilização da superfície, já que é composto de placas de PVC fixadas numa estrutura tubular de alumínio. À frente dessa base, duas camadas de tecido não tecido (TNT) especial atuam como substrato. “Esse material permite o enraizamento adequado e acumula água sem ficar ensopado, o que diminui o gasto com irrigação, feita eletronicamente com a adição de fertilizantes por um tubo gotejador”, explica Alexandre.

01-jardim-no-duplex-deck

1. Cróton. A folhagem manchada entre o vermelho e o laranja se destaca em meio às outras espécies, quebrando a profusão do verde.

2. Samambaia americana. Um clássico que vai bem em terraços. Além da meiasombra, esta variedade aguenta sol direto.

3. Cinerária. A cor branca dá um aspecto surpreendente a esta herbácea, que precisa de muita luz.

Continua após a publicidade

4. íris. “No trecho superior coloco sempre as plantas com folhas que crescem para cima, como esta”, ensina Alexandre.

5. Filodendro-xanadu. Lembra a costela-de-adão e dá volume ao conjunto em função das folhas de cerca de 20 cm que se projetam para a frente.

6. Cipó-uva. Pela característica pendente, foi disposto embaixo. De folhagem miúda, traz diversidade à composição.

Publicidade