Dois jardins iluminados

Quando bem planejada, a iluminação de um jardim tem o poder de realçar formas, cores e texturas e criar uma atmosfera diferente.

Reportagem visual: Zizi Carderari Texto: Mariana Amaro Fotos: Evelyn Müller

Ao cair da noite, a luz faz um convite irresistível à visita. E não importa se a área do jardim tem 27 m², como no espaço criado pelo paisagista Marco Kiefer ou se é a varanda de um apartamento - ainda que de bom tamanho: 17,5 m² - com assinatura da paisagista Paula Galbi. Das duas histórias abaixo, fique com as dicas das escolhas de espécies e dos acessórios que deixam um jardim mais agradável.

Aconchego no jardim de Marco Kiefer

Divulgação

A vegetação não foi selecionada aleatoriamente. Elegantes, a íris e a orq...
A vegetação não foi selecionada aleatoriamente. Elegantes, a íris e a orquídea (2) trazem o colorido de suas flores. O fícus (3) dá um ar de verão, enquanto a gardênia (4) foi escolhida por seu aroma. Por desabrochar no outono e no inverno, a camélia (5) garante um jardim florido em várias épocas do ano.

Divulgação

Fixadas por um espeto, as luminárias de foco dirigido (Vitali Iluminação) ...
Fixadas por um espeto, as luminárias de foco dirigido (Vitali Iluminação) têm lâmpadas AR111 de 100 watts. Elétricas, a fiação que as alimenta fica escondida sob as pedrinhas.

Divulgação

Um detalhe da Íris que, ao florir, deixa o jardim ainda mais gostoso. Graça...
Um detalhe da Íris que, ao florir, deixa o jardim ainda mais gostoso. Graças ao muro pintado de verde-escuro, quem chega ao jardim projetado pelo paisagista Marco Kiefer tem a sensação de estar prestes a entrar em um bosque. “Como a casa também é habitada por crianças, era preciso deixar o jardim receptivo a elas”, conta Marco. O espaço, de 27 m², foi iluminado com a ajuda da Vitali Iluminação. As pequenas luminárias realçam caminhos, dão destaque às árvores e aos arbustos e multiplicam o colorido das flores. O resultado é um ambiente aconchegante, que ganha ainda mais charme com o chegar da noite.

Luminárias e lanternas na varanda

Divulgação

O paisagista deu prioridade para plantas que pedem poucos cuidados. A trepade...
O paisagista deu prioridade para plantas que pedem poucos cuidados. A trepadeira primavera (5), a clúsia gigante (6) e o papiro (7) são de fácil manutenção e não precisam de muita água.

Divulgação

A jabuticabeira (1), escolhida a pedido do morador, é a planta que exige mai...
A jabuticabeira (1), escolhida a pedido do morador, é a planta que exige maior atenção, especialmente regas frequentes. Já os cactos mandacaru (2), a jade (3), o pândano rasteiro (4) não pedem muita água. Escondida pela forração do tipo hera, a luminária embutida compacta (Ômega Light) tem lâmpada PAR20 de 50 watts, que oferece uma maneira sutil de acentuar as formas da planta

Divulgação

Espalhadas pelo jardim, as charmosas lanternas marroquinas (L’Oeil) criam um...
Espalhadas pelo jardim, as charmosas lanternas marroquinas (L’Oeil) criam uma atmosfera idílica e relaxante, além de dar ao jardim, simples e rústico, um toque de sofisticação.

Curta o CASA.COM.BR no Facebook

-->