Cores: saiba como usar os tons da moda

É tempo de otimismo, dizem as cartelas de cores das principais marcas de tinta no país

em Casa.com.br

Passado o pico da crise econômica mundial, os tons recomeçam mais esperançosos e alegres, como o amarelo-esverdeado. “Mas, apesar de otimista, a cor para 2011 é também contemplativa, lugar de tonalidades lavadas, como o lilás-seco”, diz Cher Potter, editora do WGSN, portal inglês de tendências. Conheça as apostas mais fortes e saiba como usá-las em sete ambientes. 

* Antes de comprar a tinta, verifique o tom no catálogo do fabricante. A visualização na tela pode alterar a cor original.

A importância do teste

Precaver-se com um teste é tão importante que as marcas já oferecem latinhas para cobrir até 1 m², dimensão-padrão para que você imagine o resultado. “É uma maneira de interagir com a cor e ver como ela se comporta com os móveis e com a luz da casa”, diz Antonia Mendes, que neste apartamento pintou lado a lado as opções para estudar uma cartela diversifi cada. Segundo João Carlos de Oliveira Cesar, especialista em cor, o ideal é isolar o tom para que ele seja visto sem a interferência de outros. “Pinte um quadrado na parede da janela e outro na parede em frente a ela. Assim, ele será percebido sob diferentes incidências de luz.” Observe também à noite com as lâmpadas acesas.

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

Reportagem Visual Zizi Carderari e Simone Raitzik | Texto Silvia Gomez | Fotos Marco Antonio

rede mdemulher