Copos e drinques: acerte na escolha

Existe um tipo certo de copo para cada bebida: longos para cervejas e long drinks, curtos para caipirinhas, flûte para champanhe... Escolha entre 16 modelos e, de brinde, veja as receitas dos drinques mais badalados do verão.

Por Aldi Flosi Texto Juliana Tourrucôo Fotos Luis Gomes

Copos esguios têm as medidas certas para se desfrutar dos long drinks – coquetéis com ou sem álcool, muita fruta e pedras de gelo. Já para cervejas, a melhor opção é o tradicional modelo tulipa. Dicas: para ressaltar o frescor da bebida, antes de servi-la, deixe água bem gelada no copo por alguns minutinhos. Depois de lavar a peça, passe álcool para dar brilho. O modelo bojudo de até 200 ml e com uma boa abertura promove um brinde às sensações quando usados para drinques com destilados – como uísque ou uma caipirinha de frutas cítricas. Curinga, o copo serve ainda para sucos, refrigerantes, água e bebidas à base de sorvete. O único porém é que ele fica em contato com o calor da mão e isso aquece mais rápido a bebida. As taças compridas, para champanhe e prosecco, são chamadas de flûte (pronuncia-se fluti). Toda sua forma foi pensada para ressaltar e admirar sua perlagem – as bolinhas de gás que determinam a qualidade da safra. Para manter sua bebida por mais tempo gelada, segura-se pela base. A de tamanho médio tem um bojo arredondado e abertura acentuada, que permite a evolução completa dos aromas intensos e complexos da maioria dos vinhos. Já aquelas com bojo bem largo e base mais baixa são ideais para os espumantes aromáticos e doces. Aproveite as dicas dos copos e aprenda a fazer as melhores caipirinhas da cidade se São Paulo.

Divulgação
A dica é do barman Aleksander Freitas, do restaurante Obá: bata numa coquet...
A dica é do barman Aleksander Freitas, do restaurante Obá: bata numa coqueteleira 1/8 de xícara (chá) de rum Baccardi Prata, 1/8 de xícara (chá) de rum Baccardi Ouro, 3 lichias, 3/4 de xícara (chá) de água-de-coco. Encha o copo, já com gelo, e decore com folhas de hortelã frescas. Copo (221 reais, o jogo com seis), guardanapos, jarra e bowl da Roberto Simões.
.
Fechar

Curta o CASA.COM.BR no Facebook