Continua após publicidade

Conheça os ambientes decorados pela empresa de Philippe Starck

A Yoo projeta condomínios de alto padrão decorados por designers famosos como Marcel Wanders e Jade Jagger

Por Por Nilbberth Silva
Atualizado em 16 fev 2024, 11h54 - Publicado em 5 set 2012, 15h46

Morar em um apartamento decorado por designers de interiores conhecidos internacionalmente ficou mais fácil para brasileiros. Desde Abril, a Yoo, empresa de arquitetura e decoração que tem Phillipe Starck entre seus designers, mudou sua sede latino-americana de Buenos Aires para São Paulo. A Yoo também conta com designers famosos, como Marcel Wanders, Jade Jagger, Anouska Hempel, Kelly Hoppen.  As decorações não são exclusivas: os designers criam modelos de apartamentos, que são replicados pelo condomínio.  “É um luxo acessível, nada impossível”, conta a argentina Carina Bendeck, diretora da empresa para a América Latina. “Um jovem com um bom emprego pode comprar”. Por exemplo: os apartamentos da torre construída em Punta del Este, Uruguai, e decorada por Starck, custaram cerca de 3 mil dólares por metro quadrado. Enquanto a Yoo não revela quais projetos desenvolve no Brasil, você se inspirar com as fotos e maquetes eletrônicas de ambientes criados pela Yoo ao redor do mundo na galeria abaixo. Aproveite e leia também a entrevista com a designer sul-africana Kelly Hoppen. 

 

Kelly Hoppen, a designer que decorou a casa de David e Victoria Beckham

yoo-abre

 

Desde os 17 anos, quando começou a fazer design de interiores, a sul-africana Kelly Hoppen já decorou hotéis, a primeira classe de aviões da Brittish Airlines e a casa de David e Victoria Beckham. Além disso, projetou de torneiras a persianas, escreveu livros sobre decoração e ganhou o título de Membra da Ordem do Império Britânico. Agora na casa dos 30, Kelly é uma mistura de decoradora e celebridade, que prega uma mistura do oriente e ocidente na decoração.  Na entrevista abaixo, ela fala sobre o trabalho na Yoo e seu estilo de decoração: “A forma de projetar sua casa não deveria nunca ter a ver só com a aparência”, diz. “Sua casa deve funcionar para você e para seu jeito de viver”.

 

Você já fez projetos no Brasil? Qual são suas expectativas em trabalhar com a Yoo aqui?

 

O Brasil é um lugar extremamente excitante, com uma cultura vibrante, então estou muito feliz com o escritório da Yoo no Brasil, já que eu queria há algum tempo fazer um projeto aí. Adoro trabalhar com a Yoo, então estou esperando que essa seja uma ótima experiência.

 

O que você propõe com o design de interiores que produz?

 

Eu crio interiores que são atemporais, elegantes, chiques e luxuosos ao mesmo tempo combinando minha filosofia sobre o Oriente e Ocidente.

 

Você escreveu livros sobre “criar um lar para o nosso modo de vida”. Em sua opinião, quais são as principais diretrizes para isso?

 

A forma de projetar sua casa não deveria nunca ter a ver só com a aparência. Sua casa deve funcionar para você e para seu jeito de viver. Considerações-chave deveriam incluir: como você vai acomodar a família, identificar as necessidades de cada membro da família e finalmente, perguntar a si mesmo e ao resto da família como você quer se sentir quando estiver em cada um dos cômodos de sua casa.

 

Você já fez projetos na Rússia, Reino Unido, Tailândia… Como é o processo de criar design de interiores em países com diferentes formações culturais?

 

Adoro ter a oportunidade de trabalhar em países tão diversos e inspiradores. Na Yoo, nós trabalhamos em projetos residenciais maiores nos quais não temos um cliente direto. Trabalhar na Yoo significa, então, que eu empreendo bastante pesquisa sobre os clientes e a cultura local. Então entremeio isso no projeto através de uma giclée, ou um móvel-chave proveniente de fontes locais. Meu processo de design para meus clientes é diferente, no sentido de que tem a ver simplesmente com o indivíduo e sua cultura. Sempre começo falando com eles e sabendo como eles vivem e então eu faço esboços e mostro tecidos para satisfazer às suas necessidades exatas.

 

 

Publicidade