Continua após publicidade

Como valorizar as obras de arte na decoração

Confira dicas sobre como escolher, valorizar e conservar as obras de arte em casa.

Por Informe Publicitário
Atualizado em 14 dez 2016, 11h42 - Publicado em 28 out 2014, 16h15
11-o-que-torna-uma-casa-chique-arquitetos-e-decoradores-ensinam

Como escolher?

As obras de arte revelam o estilo, as referências e a personalidade dos moradores. Mais que apenas combinar com a decoração do ambiente, portanto, uma peça de arte deve ir ao encontro do seu gosto e de sua sensibilidade. Leve em conta que  ao escolher uma obra para exibir em casa, ela passará a fazer parte do seu cotidiano.

É importante também pesquisar sobre a trajetória do artista, sobre a origem da obra e sobre a galeria que está intermediando a venda, se for o caso. Garanta a procedência, exigindo o certificado de autenticidade, e o bom estado de conservação da peça, seja um pintura, escultura, fotografia, gravura ou qualquer que seja o suporte da obra.

Como dispor as obras no ambiente?

Ao dispor quadros, é possível pensar em diversas possibilidades. Se você deseja colocar quadros de mesmo tamanho, em linha, o importante é mantê-los paralelos ao chão, alinhados entre si e equidistantes.

Continua após a publicidade

Ao colocar obras na parede acima do sofá, deixe pelo menos cerca de 20 cm entre o encosto do sofá e o limite do quadro – isso evita que quem estiver sentado esbarre a cabeça e também alivia o visual.

Se deseja preencher uma parede inteira com peças de diferentes tamanhos, poderá optar por organizá-las com distancias equivalentes, a partir do centro; ou então criar um retângulo imaginário e alinhar os quadros partindo das bordas em direção ao centro. Os quadros podem ainda repousar apenas apoiados em aparadores ou até mesmo sobre o piso.

08-sala-sobrado-centenario-rio-de-janeiro-arte

Quando quiser destacar uma peça, reserve um espaço ao seu redor. Os vazios também podem ter papel importante na decoração, pois proporcionam “respiros visuais”.

Iluminação

Continua após a publicidade

A luz pode valorizar ou distorcer as obras. Avalie qual efeito deseja proporcionar: uma iluminação mais difusa poderá abranger um maior número de peças, uniformizando o ambiente, enquanto uma iluminação focada pode ser usada para destacar determinadas peças. Ao escolher as lâmpadas, atenção à emissão de raios UV, geração de calor e reprodutibilidade de cor. Na dúvida, consulte um profissional que oriente o projeto de acordo com as características da casa.

Conservação

Alguns cuidados são essenciais para garantir a vida longa de uma obra de arte. Fique atento para a incidência de luz solar diretamente sobre telas, gravuras, aquarelas, entre outras. Muito sol pode “desbotar” e danificar permanentemente a obra. Outro grande vilão é a umidade. Locais úmidos favorecem o surgimento de fungos que podem destruir sua obra. O ideal é manter as peças em locais arejados, de preferência não apoiadas em paredes por onde passa o encanamento de água. É preciso também atenção na hora da limpeza: verifique quais os produtos que podem ser aplicados, de acordo com o material de que é feita a obra. Levar até uma serviço de conservação especializado periodicamente é o mais  indicado.

Para quem deseja morar com personalidade e ter espaço para valorizar as escolhas – inclusive em obras de arte – o Alphaville tem as melhores opções. 

 

Publicidade