Continua após publicidade

Como fazer para os cachorros permaneçam no quintal?

O zootecnista Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet e dono da vira-lata Estopinha, responde a dúvida da nossa leitora

Por Alexandre Rossi, especialista em adestramento animal*
Atualizado em 19 jan 2017, 15h43 - Publicado em 25 set 2015, 21h16
alexandre_estopinha2_foto_carol_gherardi

“Não gosto de cachorro dentro de casa, os meus dois ficam no quintal, mas se eu abro a porta, eles entram. Queria poder deixar a porta aberta e que ele não entrasse, como faço?”, Joice Riberto dos Santos, Salvador.

O ponto mais importante do treino é que o cão permaneça fora de casa com a porta aberta, se ele desobedecer e entrar a todo o momento, demorará muito mais para aprender, e alguns cães são realmente muito insistentes.

A primeira opção seria colocando um portão de bebê nessa porta. Muitas vezes, depois de um longo tempo usando o portãozinho, os cães acabam se acostumando a ficar no quintal e desistem de tentar entrar, mesmo que o portão seja removido.

Se essa não for uma opção para você, procure dar sempre atenção, atividades, brinquedos e coisas legais, como ossinhos de couro, para que os cães desfrutem sempre no quintal.

Continua após a publicidade

Coloque a casinha deles próximo da sua porta, que será o limite dele. Comece o treino colocando os cães para fora e impedindo que eles entrem. Cada vez que eles ficarem alguns segundos sem tentar entrar, premie com algum petisco canino. Depois comece a aumentar o tempo em que eles devem permanecer sem tentar entrar para premiá-los.

Por último, quando eles já não tentarem entrar se você estiver olhando, comece a sair da visão do cão. Saia e volte depressa, se ele não tentar entrar, premie. Depois comece a aumentar o tempo que sai da vista do cão, premiando sempre que ele acertar.

Você pode usar um sensor de presença, como os que são colocados nas entradas de algumas lojas, que delata o cão se ele tentar entrar. Quando isso ocorrer, faça um barulho que o espante, ou volte e borrife água no cão, sem olhar ou falar com ele. Os cães logo passarão a não tentar mais entrar.

*Alexandre Rossi é formado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP) e é especialista em comportamento animal pela Universidade de Queensland, na Austrália. Fundador da Cão Cidadão – empresa especializada em adestramento em domicílio e consultas de comportamento -, Alexandre é autor de sete livros e comanda atualmente o quadro Desafio Pet (exibido aos domingos pelo Programa Eliana, no SBT), além dos programas Missão Pet (transmitido pelo canal por assinatura National Geographic) e o É o Bicho! (rádio Band News FM, de segunda a sexta-feira, às 0h37, 10h17 e 15h37). Ele é também dono da Estopinha, a vira-lata mais famosa do facebook.

Publicidade