Continua após publicidade

Como ensinar seu cachorro a não fazer cocô dentro de casa

O zootecnista Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet e dono da vira-lata Estopinha, responde a dúvida da nossa leitora

Por Alexandre Rossi, especialista em adestramento animal*
Atualizado em 19 jan 2017, 15h43 - Publicado em 25 set 2015, 21h06
alexandre_estopinha7_foto_carol_gherardi

“Tenho um filhote de basset com vira-lata e ele faz muito cocô. Como faço para ele fazer só num lugar da casa? Peguei ele porque a mãe abandonou e acho ele apegado a mim”, Vasti Murtha Costa, Niterói

Separe uma área da casa em que o filhote permanecerá quando estiver sozinho e sem sua supervisão. Nessa área, coloque a caminha e a comida dele distantes do local em que você quer colocar o banheirinho. Por exemplo, se o filhote ficar na área da cozinha e lavanderia, coloque a comida, água e caminha na cozinha, e o tapete higiênico ou jornal bem distantes, na lavanderia.

Quando você puder supervisionar o filhote, pode levá-lo nos demais cômodos da casa e, em cada cômodo em que você estiver com ele, traga junto um tapetinho higiênico e coloque no chão, em uma área próxima. Incentive seu filhote a ir ao tapetinho a todo o momento, mas sem forçá-lo e, caso ele acerte o xixi ou o cocô no tapetinho, faça festa e premie seu filhote com um petisco canino.

Continua após a publicidade

Se ele errar, você pode interrompê-lo e levá-lo ao local correto, sem dizer nada ou fingir que não viu. Não dê bronca no filhote, nem esfregue o focinho no local do erro. Ele aprenderá apenas a fugir de você quando fizer xixi ou cocô, e não entenderá que o local onde isso ocorreu é que está errado.

É muito importante ter uma rotina de levar o seu filhote, no mínimo, a cada 3 horas ao local do banheiro e sempre após as refeições, aumentando a chance de ele fazer as necessidades no lugar correto. Somente dessa forma, você conseguirá premiar os acertos que são tão importantes para o aprendizado.

Quando o filhote for mais velho e estiver acertando fazer as necessidades no local correto, você pode dar gradativamente mais liberdade de espaço ao ele, sempre mantendo a caminha e a comida o mais distante possível do banheirinho.

Continua após a publicidade

O local onde ele fizer as necessidades por engano pode ser limpo com um produto enzimático e, depois que secar, o dono pode passar diariamente um repelente de ambiente nesse lugar. Somente o local correto pode ser limpo com desinfetante. Não passe desinfetante ou álcool onde ele erra!

Ajude seu filhote a acertar: mantenha a porta do seu banheiro fechada e retire os principais tapetes da casa nessa fase. Não tenha pressa, tenha paciência, o aprendizado ocorre aos poucos com o filhote errando cada vez menos, mas ainda errando.

Considere que seu filhote aprendeu a fazer as necessidades no local correto depois que ele estiver há oito semanas sem ter tido nenhum erro. Só então os tapetes podem começar a voltar.

Continua após a publicidade

*Alexandre Rossi é formado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP) e é especialista em comportamento animal pela Universidade de Queensland, na Austrália. Fundador da Cão Cidadão – empresa especializada em adestramento em domicílio e consultas de comportamento -, Alexandre é autor de sete livros e comanda atualmente o quadro Desafio Pet (exibido aos domingos pelo Programa Eliana, no SBT), além dos programas Missão Pet (transmitido pelo canal por assinatura National Geographic) e o É o Bicho! (rádio Band News FM, de segunda a sexta-feira, às 0h37, 10h17 e 15h37). Ele é também dono da Estopinha, a vira-lata mais famosa do facebook.  

Publicidade