Continua após publicidade

Como decorar as paredes, de acordo com o Feng Shui

Simplicidade é a palavra de ordem na hora de deixar as paredes tão bonitas quanto mensageiras de serenidade. 

Por Texto Kátia Stringueto | Design Jackeline Dinizo | Ilustrações Greg
Atualizado em 19 jan 2017, 14h03 - Publicado em 18 jul 2013, 18h09
como-decorar-as-paredes-de-acordo-com-o-feng-shui

Se a casa é onde o coração está, as paredes são a tela onde escrevemos nossos sentimentos. No feng shui, se estão vazias, bom sinal não é. “Nosso inconsciente entende essa ausência como falta de perspectiva”, diz a consultora Cris Ventura, de São Paulo.

Mas, para que transmitam harmonia, nem todas as paredes precisam trazer alguma informação. Escolha a de maior visibilidade no ambiente, aquela para a qual se olha naturalmente. Um bonito espelho, fotos, quadros ou pequenos objetos podem trazer o equilíbrio visual necessário entre a decoração e o bem-estar.

“O importante é que as ilustrações despertem um sentimento de carinho e amor. Isso transmite vibração positiva e as pessoas percebem”, afirma Cris, que recomenda ter em casa só quadros que você realmente gosta.“Do contrário, eles gerariam uma sensação negativa a cada vez que você os mirasse”, completa. Prefira ainda motivos que levem a uma contemplação serena ou feliz.

A consultora Mariangela Pagano acrescenta: “Também devemos dar atenção especial às prateleiras. Principalmente se estiverem muito cheias e sobre o local onde permanecemos por algum tempo sentados ou deitados, como a cabeceira da cama. Se lotadas, as prateleiras nos oprimem, pois trazem uma mensagem silenciosa de sobrecarga”, enfatiza.

Na hora de arrumá-las, aproveite para dispor os livros e objetos numa linha ascendente, isto é, os últimos à direita sempre mais altos, o que estimula inconscientemente a prosperidade.

Continua após a publicidade

Quanto às molduras das telas e fotos, formas arredondadas são sempre bem-vindas. Quem prefere as quadradas e retangulares deve cuidar para que, ao menos, sejam finas, pois as muito salientes criam pontas – uma energia agressiva, segundo o feng. Quanto à distribuição na parede, se for uma tela, centralize-a em relação ao móvel. Se forem vários quadros, simule a composição no chão antes de levá-la à parede. Papel de parede e adesivos são soluções práticas que também causam boa impressão, especialmente se as frases e estampas aquecem a alma. Lembre-se ainda de que arandelas ajudam a trazer variação de luz, um estimulante da energia vital e ao mesmo tempo um dos pontos-chave para o aconchego dos ambientes.

A imagem certa para cada canto

De acordo com a área do ba-guá, a consultora em feng shui Mon Liu, de São Paulo, sugere as cores e as ilustrações mais adequadas à parede.

TRABALHO/CARREIRA Cores: preto, azul, turquesa. Imagem associada a amplidão.

ESPIRITUALIDADE/ AUTOCONHECIMENTO Cores: lilás, azul, turquesa, tons terrosos. Crie uma parede zen com motivos angelicais.

Continua após a publicidade

SAÚDE/FAMÍLIA Cores: diversos tons de verde. Telas com pinturas de plantas são ótimas para ambientes em que a família interage.

PROSPERIDADE/ABUNDÂNCIA Cores: verde, amarelo, dourado, prateado. Pense na foto de uma árvore encostada à parede.

SUCESSO/FAMA Cores: vermelho, laranja. Invista nas mandalas com cores estimulantes.

RELACIONAMENTOS/ CASAMENTO Cores: rosa, vermelho e branco. Papel de parede com rosas são a expressão máxima de amor.

CRIATIVIDADE/FILHOS Cores: colorido, branco, cinza, tons metálicos. Nessa área do ba-guá, vale usar pratos coloridos, que motivam a pensar de maneira lúdica!

Continua após a publicidade

AMIGOS/VIAGENS Cores: colorido, branco, cinza, tons metálicos. Uma foto de margaridas (flores que simbolizam amigos) cai bem no espaço onde se costuma receber os convidados.

Publicidade