Continua após publicidade

Chocolate e cerveja: uma combinação que dá certo

Pode parecer estranho, mas existem tipos da bebida que harmonizam muito bem com o doce, puro ou em sobremesas. Que tal tirar a prova nesta Páscoa?

Por Texto Aline Moraes
Atualizado em 20 dez 2016, 18h17 - Publicado em 5 abr 2012, 19h52
foto-abertura

Quando você pensa em cerveja, que gosto vem à cabeça? Amargo? E se propuserem beber cerveja e comer chocolate juntos, a qual conclusão você chegaria? Não dá certo, não é? Mas, se você der uma chance para outros tipos da bebida, que não as cervejas brasileiras mais  comuns (tipo Pilsen), pode se surpreender com essa inusitada combinação.

O problema é que uma Pilsen – aquela “loira, estupidamente gelada” – é um tipo mais leve de cerveja. Suas características sensoriais não são complexas o suficiente, não se assemelham e nem contrastam de forma positiva com o sabor e a textura do chocolate. Porém, “há certos estilos que, em virtude de suas características de sabor – tostado, caramelo, toffee, torrado, chocolate, café ou notas frutadas – combinam muito mais”, explica a sommelier de cervejas Amanda Reitenbach.

Numa harmonização, o bacana é que o sabor do conjunto é completamente diferente do chocolate e da cerveja sozinhos, segundo a sommelier Kathia Zanatta,. “Já convenci muitas pessoas ‘preconceituosas’ com o tema a provar e, sem exceções, todas se surpreenderam”, atesta. E então, aceita o desafio? Confira as dicas das sommeliers convidadas pelo Casa.com.br e faça um brinde à Páscoa, com muito chocolate e acompanhado da cerveja certa.

Publicidade