Continua após publicidade

Casa de pedra, nascida das ruínas de um estábulo na Espanha

Sustentável, ela tem painéis solares e turbinas instaladas em dois córregos da propriedade. Um espelho d'água abastecido com fonte natural fornece água à moradia

Por Reportagem Denise Gustavsen (texto) | Design Manoel Vitorino Junior | Fotos Belén Imaz | Ilustração Campoy Estúdio
Atualizado em 19 jan 2017, 15h49 - Publicado em 7 ago 2012, 16h06

Não se engane: o visual campesino deste chalé aninhado aos pés da sierra de Gredos, no centro da Espanha, coleciona soluções contemporâneas e sustentáveis.

Como as ruínas do estábulo viraram casa

 

Ao deparar com as ruínas de um estábulo, o casal de arquitetos Camino Alonso e Ignacio Lechón vislumbrou a possibilidade de convertê-las numa moderna e confortável casa de fm de semana. Camino conta que não se quis descaracterizar a personalidade da construção. “Imaginamos a reabilitação integral, porém mantivemos sua essência”, diz ela. O primeiro passo foi aproveitar ao máximo as paredes de pedra, ampliadas para ganhar altura por meio da mesma técnica artesanal. Nos cálidos verões, painéis solares garantem o fornecimento de energia. Quando as temperaturas caem e o Sol desaparece, durante os rigorosos invernos, a eletricidade vem de uma pequena turbina instalada num dos dois córregos que atravessam a propriedade de 50 mil m². Indiferentes aos termômetros, grandes aberturas se encarregam de buscar luz natural. Para completar o espírito verde do projeto, Camino e Ignacio criaram um espelho-d’água. Abastecido com fonte natural, o tanque fornece água à moradia. E, além de embelezar, ajuda a refrescar o interior nos dias quentes. “Foi sábio respeitar o cenário”, conclui Ignacio.

Publicidade