Boas ideias de distribuição e acabamentos para cozinhas

Distribuição, armários e acabamentos bem bolados estão entre os 19 destaques destas cozinhas.

Por Reportagem: Danilo Costa e Eliana Medina Fotos: Célia Mari Weiss Ilustrações: Campoy Estúdio

Ao sabor da gourmet

 

O prazer pela gastronomia deixou a arquiteta paulistana Susi Magnelli mais exigente na hora de projetar sua cozinha. "Detesto cozinhar só. Por isso, a mesa de refeições, compartilhada por todos, fica perto da área de trabalho", diz. Em busca de agilidade, ela reuniu os locais de cocção, armazenamento e preparação da comida, que estão dispostos em U. Os armários sob medida têm bancadas com cubas práticas. Para não cansar o visual, só um móvel é colorido.

Marcenaria no ponto

 

Repaginar um ambiente compacto e cercado por várias portas foi o desafio da arquiteta Marí Aní Oglouyan, de São Paulo. "Não podia ter armários contínuos, por isso os segmentei por usos", conta a profissional. Depois de mudar o quadro de luz de lugar, sobrou espaço para a criação de um módulo que reúne forno elétrico e micro-ondas. Na área mais iluminada, rente à janela, ela alocou o cooktop conectado à pia. Além de duas cubas, há nichos para escorredor e mini-horta em vasos. Em outro canto, Marí Aní criou ainda uma bancada que é utilizada em refeições rápidas e na preparação das comidas.

Coração da casa

 

Ao construir a nova moradia, a arquiteta paulistana Carla Barranco, que assina este projeto com Alessandra Pires, da A1 Arquitetura, pensou na cozinha como o ponto de encontro da família e dos amigos. "A localização é estratégica, pois ela conecta as salas à varanda", diz Carla. Quase não há barreiras com a área externa, porque as portas de correr de vidro se abrem para integrar tudo. Na distribuição dos móveis, a ilha central com o fogão no meio favorece as conversas enquanto a comida é preparada. "Tenho uma cozinha de estar pronta para ser usada no dia a dia e receber quem eu gosto", conta a dona.

Divulgação
1. O armário central de madeira MDP (Securit) possui a frente e as la...
1. O armário central de madeira MDP (Securit) possui a frente e as laterais de aço pintadas num tom coral. Já os módulos brancos têm vidro acidado (Cinex). Outro destaque é o sistema de abertura das gavetas com dobradiças dotadas de amortecimento BluMotion, da marca austríaca Blum. "Basta um leve empurrão para fechá-las lentamente sem barulho", conta a arquiteta.
.
Fechar

Curta o CASA.COM.BR no Facebook