Continua após publicidade

As boas ideias de cinco piscinas

Lazer turbinado: para divertir toda a família e arrancar elogios dos convidados, as piscinas viraram clubes aquáticos

Por Por Danilo Costa, Edson G. Medeiros e Rosele Martins Fotos: André Fortes
Atualizado em 16 fev 2024, 08h46 - Publicado em 20 mar 2009, 02h34

Nestes cinco projetos, veja 14 boas sugestões para criar spa com hidromassagem, raia, prainha, bordas infinitas e degraus submersos. O primeiro projeto está quase no nível da praia, o segundo privilegia a natação, o terceiro é integrado à natureza, o quarto tem um fundo vermelho e o quinto é revestido de vinil. Depois de tanta inspiração você resolveu colocar o plano de ter uma piscina em prática? Então, selecione mais ideias com outros projetos que separamos para você.

Na linha do horizonte

Esta piscina em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, se confunde com o mar. A arquiteta Selma Tammaro conseguiu a integração ao construí-la quase no nível da praia e apostar numa borda infinita. Revestido de pastilhas de vidro azuis (H&T Cerâmica), o tanque de concreto armado tem medidas generosas: 28 x 9 m e 1,50 m profundidade. Mas nenhuma área foi desperdiçada, já que a arquiteta distribuiu os pontos de atração, caso da prainha e do spa. Para a borda, ela elegeu o mármore apicoado, acabamento feito com um martelo e uma ponteira que torna a superfície irregular e antiderrapante.

Um título para uma foto sem titulo

O spa (2,50 m de diâmetro) tem oito jatos de hidromassagem e está 0,50 m ac... O canto chanfrado (borda infinita) fica coberto pela água, que transborda nu... A prainha, de 0,25 m de profundidade, permite molhar só os pés ou apoiar ca...

 

Esporte e relax em sintonia

A natação é um dos hobbies do dono desta casa em Laranjeiras, no litoral fluminense. Por isso, o escritório paulistano Fernando Sá Arquitetura tornou a raia a vedete da área de lazer. Além dessa atração, há um spa relaxante para oito pessoas, ambos construídos de concreto armado e pastilhas cerâmicas no tom azul-viscaya 5 x 5 cm (ref. JD4810, da Jatobá). Na outra extremidade, os arquitetos levaram a água até o ambiente da churrasqueira. “Assim, ninguém fica isolado”, justifica Fernando.

Um título para uma foto sem titulo

No fundo da raia (18,50 x 2,60 m e 1,30 m de profundidade), uma faixa de past... Usados também como bancos, os degraus submersos têm desnível de 0,20 m ent... Na lateral direita, a diversão é mergulhar sob este deck e chegar à churra... Do outro lado, está o spa (2,90 x 2,90 m) com seis jatos. Ele dispõe de um ...

 

Emoldurada na natureza

O terreno em desnível e a mata ao fundo determinaram as formas desta piscina em Bragança Paulista, SP. O espelho d’água de 7 x 3 m se une ao trecho em curva de 3 x 9 m, com borda infinita e cascata. “Dentro da água, você se sente integrado à paisagem”, explica o arquiteto Roberto de Pietro. O berço de concreto armado, com 1,60 m de profundidade, tem pastilhas de vidro (Jatobá) e borda de mármore travertino (Marmoraria Túlio). Nos pisos laterais em simetria, decks de ipê (Madrial).

Continua após a publicidade
Um título para uma foto sem titulo A borda infinita tem o canto plano para que a água transborde em forma de ca...

 

Mergulho intenso

Continua após a publicidade

Jovens e descontraídos, os moradores deste sobrado em Mogi das Cruzes, SP, desejavam uma piscina diferente. “Ela precisava causar impacto e não poderia ser azul”, conta a arquiteta Emília Fuke, que elegeu um acabamento de cor vibrante. Para criar contraste, o piso que vira borda é de deck de ipê frisado (Indusparquet). A raia de concreto armado, com 18,75 x 4,15 m e 1,30 m de profundidade, acompanha toda a extensão do jardim até entrar no salão de ginástica coberto.

Um título para uma foto sem titulo

Inteira vermelha, a piscina tem mosaicos de vidro (ref. 3950, Vidrotil) e rej... Para os dias frios, a raia oferece um trecho coberto. Esse ambiente fica prot... As braçadas submersas não podiam causar claustrofobia. Por isso, a arquitet...

 

Equilíbrio de formas e materiais

Neste refúgio em São Paulo, as refeições e as festas acontecem ao redor da piscina. Para agilizar a obra, a engenheira Alessandra Olivastro preferiu revesti-la de vinil (Sibrape) em vez de cerâmica. “Economizei 30% no custo da obra e ganhei cerca de 20 dias na execução”, calcula ela. Esse material está na raia de 9 x 4 m e 1,50 m de profundidade e no spa. Nas bordas, a engenheira adotou placas cerâmicas boleadas (Canto Verde), que não machucam quando servem de banco. No restante do piso, deck de itaúba (Attrezzi Design).

Um título para uma foto sem titulo

Diferentemente da raia, o spa é circular e mede 2 m de diâmetro. Ele compor... A faixa escura é a prainha de 0,20 m de profundidade, onde Alessandra usou m...

 

Publicidade