Continua após publicidade

As 20 melhores cidades do mundo para andar de bicicleta

Ranking da Copenhagenize avalia a atenção dada às bikes no planejamento de mais de 100 cidades. Saiba onde esse transporte já virou negócio sério

Por Por Vanessa Barbosa, do site Exame.com
Atualizado em 20 dez 2016, 16h12 - Publicado em 12 jun 2013, 19h06

Relatos de acidentes envolvendo ciclistas no Brasil multiplicam-se a uma velocidade quase obscena. A sensação é de que as cidades são verdadeiros campos minados para quem resolve adotar esse meio de transporte sustentável e econômico nos seus deslocamentos diários. Mas o Brasil não é exceção. Na maioria dos países do mundo, a triste realidade é que as bicicletas ainda não recebem atenção à altura de seus benefícios.

As verdadeiras exceções, nesse caso, são um retrato inspirador de como as magrelas podem melhorar a mobilidade urbana, a saúde da população e o meio ambiente, dos menores municípios às maiores cidades. Nos próximos slides, você vai conhecer as 20 melhores cidades do mundo para andar de bicicleta, segundo a edição 2013 do ranking da Copenhagenize, consultoria de planejamento e marketing especializada em assuntos relacionados ao transporte sobre duas rodas.

A análise levou em conta 13 critérios, como infraestrutura ( existência de ciclovias, sinalização, estacionamentos, etc.), amparo legal (permissão para carregar as magrelas no metrô e em ônibus, além de fiscalização), programas de aluguel, sensação de segurança por parte dos ciclistas em relação aos demais modais de transporte, entre outros fatores que tornam uma cidade bike friendly.

Galeria da Exame.com

Publicidade