Continua após publicidade

Aprenda a projetar móveis para receber cooktops e fornos embutidos

Na hora de projetar os móveis que receberão o cooktop e o forno embutido, é preciso ter a trena nas mãos e seguir à risca as recomendações dos fabricantes.

Por Texto Jennifer Gonzales / Ilustrações Alice Campoy
Atualizado em 20 dez 2016, 15h56 - Publicado em 5 Maio 2014, 18h15

Grande parte das reclamações de mau funcionamento dos fornos recebidas pelas empresas tem a ver com erros na instalação. “Os aparelhos desligam automaticamente quando há superaquecimento, provocado por falta de respiros na marcenaria em que vão embutidos”, afirma Fabio Marques, da Whirlpool Latin America. Por isso, atenção à etapa de planejamento. A arquiteta Claudia Mota diz que o primeiro passo é encomendar o mobiliário levando em conta as dimensões exatas dos produtos escolhidos.

01-aprenda-a-projetar-moveis-para-receber-cooktops-e-fornos-embutidos

– Cuidado com as tomadas: é obrigatório que fiquem fora do nicho, na alvenaria, e a, pelo menos, 30 cm do ponto de gás.

– Caso a pia esteja na mesma bancada, mantenha uma distância de 45 cm, evitando, assim, respingos.

Continua após a publicidade

– Se a geladeira estiver ao lado dessa dupla quente, é preciso isolar o eletrodoméstico para não correr o risco de elevar seu consumo de energia. Prever um afastamento de 10 cm e colocar uma divisória de drywall ou madeira resolve a questão. O nicho que receberá o forno deve ser feito sob medida. Há necessidade de recortá-lo de acordo com as dimensões do aparelho e prever um distanciamento de 5 cm das laterais internas, assim como da parte de trás do móvel. Algumas empresas ainda recomendam um recorte de 50 x 8 cm na base da caixa (1) para que haja ventilação permanente.

– É possível colocar o cooktop logo acima, em uma bancada, desde que sejam guardados entre 5 e 10 cm a partir do fundo do equipamento (o manual de cada produto traz a medida certa). No caso do elétrico, essa área garante o fluxo de ar, que impede o superaquecimento. Já o cooktop a gás usa esse espaço para o posicionamento da mangueira que o alimenta – atenção também ao ponto de saída do gás, que deve estar do lado de fora da marcenaria a, no máximo, 1 m a partir do centro do fogão.

– Os fabricantes ainda indicam instalar uma grade de ventilação entre os equipamentos (2).

Continua após a publicidade

– A bancada que apoia o fogão deve ter de 2 a 6 cm de espessura e ser resistente a temperaturas de até 90º C.

02-aprenda-a-projetar-moveis-para-receber-cooktops-e-fornos-embutidos

Fontes consultadas: arquiteta Claudia Mota, do Ateliê Urbano, de São Paulo; Engenheira Elétrica Valéria Paiva, da NV Engenharia, de São Paulo; Electrolux; Grupo Mabe, detentor das marcas GE e Continental; Venax; e Whilpool Latin America, detentora das marcasa Brastemp e Consul.

Publicidade