Apartamento dúplex reformado antes da entrega das chaves

Propostas ousadas: a reforma deste dúplex de 165 m² começou a ser idealizada antes da entrega pela construtora. O projeto aposta em 19 boas sacadas, como iluminação cênica e acabamentos criativos

Por Danilo Costa e Eliana Medina Fotos: Victor Affaro Ilustrações: Campoy Estúdio

Divulgação

Neste dúplex, a Cyrela, de São Paulo, não ergueu a parede do closet nem in...
Neste dúplex, a Cyrela, de São Paulo, não ergueu a parede do closet nem instalou os acabamentos – eles foram entregues, mas acabaram sendo doados pelos donos. “Não pagamos nada a mais nem a menos por isso”, diz Edson. A empresa não realocou o lavabo, pois teria de mexer na hidráulica e a construção estava adiantada. “Precisamos receber os pedidos logo no início da obra e, se houver crédito, ele é convertido em serviços dentro da unidade”, explica Antonio Carlos Zorzi, diretor de engenharia da Cyrela. Para a arquiteta Maria Cristina Bruno Zacchello, da Tecnisa, o melhor de planejar as mudanças é manter a garantia de cinco anos da construtora. A arquiteta paulista Brunete Fraccaroli, conselheira da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), ressalta a importância de evitar o desperdício com o quebra-quebra de paredes e revestimentos. “Dependendo da customização, algumas empresas cobram a mais pela administração da obra”, orienta Brunete. Essa taxa não é padronizada pelas construtoras. Segundo Rubens Ascoli, da Oglouyan e Associados Projetos e Construções, que cobra até 20% do custo da obra no caso de customização, “ela se refere aos gastos com a interrupção da sequência de trabalhos e à garantia da construção sobre as mudanças”.

Poucos apartamentos e moradores jovens. O perfil deste empreendimento, na zona sul paulistana, era exatamente o que o diretor comercial Edson Oliveira e o booker de uma agência de modelos Nelson Quionha procuravam. Quando eles conheceram o modelo decorado, o edifício já estava subindo, mas ainda deu tempo de negociar com a construtora as mudanças na planta (clique na foto ao lado para conhecer as vantagens e as desvantagens dessa customização). Seguindo o projeto das arquitetas Luciana Helfenstein e Paula Zemel, o dúplex de 165 m² foi entregue sem acabamento e com paredes a menos o que agilizou a conclusão da reforma de cinco meses e também trouxe economia, pois não foi preciso quebrar nada para trocar os revestimentos. Visite o apartamento neste vídeo, em que a arquiteta Luciana Helfenstein mostra os detalhes do projeto.

Divulgação

1. Contorno luminoso. A sobriedade da cozinha, com bancada e gabinete ...
1. Contorno luminoso. A sobriedade da cozinha, com bancada e gabinete de madeira escuros, foi quebrada pela iluminação (lâmpada fluorescente embutida de 28 w) que acompanha o armário suspenso. Para obter leveza visual, deixaram-se 35 cm entre ele e o forro de gesso. Marcenaria da Plancus. 2. Piso único. Quatro peças de 20 x 20 cm formam o desenho dos ladrilhos hidráulicos (Ladrilar) de bordas pretas, sem rejunte aparente. Eles estão na maioria dos cômodos e reforçam a sensação de amplitude. Vasos pretos da L’oeil. Projeto de Luciana Helfenstein e Paula Zemel.

Relacionadas

Comentários (0)