Apartamento de 25m² integra sala e quarto com uma cama suspensa

O arquiteto italiano Renato Arrigo instalou uma cama suspensa no próprio apartamento, de 25 metros quadrados, para aproveitar o espaço ao máximo

em Casa.com.br

O dilema de decorar espaços motiva soluções criativas no design, tais quais a do arquiteto italiano Renato Arrigo neste apartamento. Quando jovem, ele sonhava em viver na Sicília, na Itália, com a esposa. Depois de anos e com duas filhas já adolescentes, eles finalmente se mudaram para lá – com a condição de que morassem em apenas 25 metros quadrados.

Reprodução | Maria Teresa Furnari | Renato Arrigo
01-cama-suspensa-espaço-é-luxo-renato-arrigo-abaixada

Por isso, ele preferiu destinar um quarto só para as meninas e ficou com o espaço integrado à cozinha, usado como sala. Decidido a não dividir a metragem mais uma vez, o arquiteto conseguiu integrar living e dormitório em um só ambiente com a engenhosidade de uma cama suspensa.

Reprodução | Maria Teresa Furnari | Renato Arrigo
01-cama-suspensa-espaço-é-luxo-renato-arrigo

Feita de madeira, seus quatro cantos possuem cordas fortificadas que são acionadas eletronicamente e içam a peça para o teto. Quando isso acontece, uma obra de arte escondida é reveladana parte debaixo da cama: a frase space is luxury (“espaço é luxo”) passa, então, a dominar o teto.

Reprodução | Maria Teresa Furnari | Renato Arrigo
03-cama-suspensa-espaço-é-luxo-renato-arrigo-ambientada

Desta forma, o espaço aberto fica livre para se tornar uma área de vivência onde os moradores leem, relaxam e recebem amigos.

Reprodução | Maria Teresa Furnari | Renato Arrigo
04-colagem-mesa-retrátil-abre-na-varanda-renato-arrigo

A criatividade não para por aí! Ao lado, a bancada que serve de mesa de jantar e escritório é retrátil. Quando a porta da varanda está aberta, ela é puxada e dobra de tamanho.

Com o trabalho feito em sua própria casa, Renato faz uma crítica ao uso do espaço e questiona: será que ele é mesmo um luxo?

 

Leia também:

18 ambientes com camas suspensas

7 modelos de cama com espaço extra para guardar suas coisas

 

Fonte: Renato Arrigo.

Débora Fernandes