Continua após publicidade

Acabe com as suas dúvidas sobre pintura

Sete perguntas sobre pintar paredes respondidas por especialistas.

Por Texto: Daniella Grinbergas | Fotos: Luis Gomes | Reportagem Visual: Fernanda de Castro Lima
Atualizado em 14 dez 2016, 11h01 - Publicado em 25 out 2011, 12h02
Esta parede foi pintada com Látex premium da LukscoLor, na cor Happiness (Lk...

A massa, corrida ou acrílica, é obrigatória?

Nem sempre, porém os profissionais recomendam seu uso para um acabamento perfeito. “Ela nivela a superfície e a deixa mais lisa, sem defeitos”, diz Alex Mineto, gerente de pesquisas da Hydronorth.

O clima interfere no resultado?

Não é bom pintar quando os termômetros estiverem marcando menos de 10 °C ou mais de 35 °C. “Em dias chuvosos, nem mesmo os espaços internos devem ser pintados, porque a alta umidade do ar retarda a secagem”, alerta Benito, da AkzoNobel.

Continua após a publicidade

O vento ajuda a secar ou é inimigo?

Ele costuma trazer poeira, que impregna na pintura e a estraga. “A secagem ao vento pode provocar bolinhas, ainda”, adverte o pintor Paulo Gomes. Evite pintar a fachada se houver ventania e, no caso de áreas internas, feche as janelas que produzem corrente de ar.

É preciso força ao deslizar o rolo contra a parede?

Não. A pressão tem de ser equilibrada o suficiente para o rolo liberar a tinta. “Se você comprimir demais, o líquido pode escorrer e prejudicar o acabamento”, explica Ricardo, do Senai.

Continua após a publicidade

Cores intensas, como laranja e vermelho, pedem mais demãos?

“Sim, devido aos pigmentos que as compõem”, afirma Thais, da Suvinil. Ela conta que a qualidade da cobertura depende do brilho da tinta, da diluição correta, do utensílio usado na aplicação e da técnica do pintor. No caso de tons fortes de laranja e vermelho, vale aplicar um fundo preparador cinza-claro, “que contribui para a obtenção de uma boa cobertura com menos demãos”, completa. Se a pintura ficar manchada,quais podem ser as causas?

“Distribuição desigual da tinta, superfície rugosa, ausência de lixamento, uso de materiais de pintura em mau estado ou retoques mal feitos”, esclarece Arthur Gil Moraes Filho, gerente de desenvolvimento da Lukscolor. Dependendo da gravidade do problema, será necessário refazer a pintura ou até mesmo aplicar uma nova camada de massa antes de repintar.

Pode-se retocar a pintura em caso de danos?

Continua após a publicidade

Sim, mas o resultado nem sempre será perfeito. Os retoques se tornam mais difíceis nos seguintes casos: se a última demão tiver sido aplicada há mais de 24 horas (ou seja, já estará completamente seca), se a coloração da tinta for muito intensa ou se o acabamento for brilhante. “Nessas situações, será obrigatória uma nova demão na parede toda”, esclarece Thais Silva.

Publicidade