A cortina correta para uma sala com pé direito duplo

A leitora quer saber como cobrir a parte mais alta da janela com folhas de vidro que tem 5,50 metros de altura. 

Da redação

"Minha sala tem pé-direito duplo, com folhas de vidro de 5,50 m de altura. Como bate sol o dia todo na porção mais alta da janela, como posso deixar pelo menos essa parte sempre coberta?"Luciana Ferraz de Camargo, por e-mail.

Marco Antonio | Divulgação

secoes-cc-outubro-05
No projeto da arquiteta Paula Magnani, uma tela solar fecha o alto da janela, de pé-direito duplo.

Você pode instalar uma persiana rolô com tela solar que cubra o vão de alto a baixo. Com essa opção, é possível manter o rolô suspenso a meia-altura, coincidindo com a linha da esquadria, boa parte do dia. Como a persiana tem visual discreto, a estética da sala não ficará comprometida. Um detalhe importante: a altura da janela dificulta bastante erguer e baixar a persiana, já que ela fica muito pesada. Será preciso contar com acionamento motorizado, cujo mecanismo é preparado para aguentar o peso. Dependendo da incidência de sol, existem telas solares no mercado com diversos tamanhos de perfuração. Os menores controlam melhor a luminosidade, sem barrar a visão para fora. Além disso, deixam a temperatura do ambiente mais fresca e protegem melhor os tecidos e as madeiras do desbotamento. Agora, caso a entrada de luz seja mesmo intensa, é possível usar um rolô do tipo blecaute combinado a xales laterais de tecido leve. Assim, quando você erguer o rolô, poderá utilizar os xales como uma delicada moldura para a janela.

Consultoras: arquitetas Flavia Pereira e Marcia Mundim, tel. (31) 3422-0020, e Flavia Zambelli, tel. (31) 8756- 3735, Belo Horizonte.

Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br

Curta CASA CLAUDIA no Facebook

-->