7 ideias para renovar os armários da sua cozinha

Cansou de ver o mesmo armário na cozinha todos os dias? Dê um upgrade no décor, usando desde a boa e velha tinta até papeis de parede!

em CASA CLAUDIA

Existem diversos motivos para querermos repaginar nossas casas. Principalmente a cozinha, um ambiente tão relacionado às reuniões de família e amigos e refeições aconchegantes! Não está satisfeito com os seus gabinetes? Transforme-os facilmente com essas dicas, devolvendo a essência e a beleza ao ambiente:

1. Use tinta!

Reprodução | Leela Cyd Ross
01-7-ideias-para-renovar-os-armarios-da-sua-cozinha

Não há maneira melhor de renovar um ambiente que com um pincel e uma boa lata de tinta. Uma cozinha escura, por exemplo, pode parecer completamente iluminada ao ganhar gabinetes brancos. Se o branco for muito básico para seu estilo, pode experimentar com as tendências: que tal pintar por dentro de uma gaveta ou nicho, ou fazer um esquema de duas cores?

2. Com lousa e função

Reprodução | Better Homes and Gardens
02-7-ideias-para-renovar-os-armarios-da-sua-cozinha

Seja com papel de parede e tinta de lousa, a adição deste elemento à coisa muda tudo: com um pedaço de giz, você pode fazer desde listas de compras, até escrever sua receita preferida ou deixar recados para os familiares e amigos.

3. Papel contact

Reprodução | The Handyman's Daughter
03-7-ideias-para-renovar-os-armarios-da-sua-cozinha

Quem entrou na matéria procurando por dicas de como usar papel de parede não imaginava que também era possível usar papel contact, não é mesmo? O tampo dos gabinetes na foto, antes em laminado azul, foi revestido pelo papel adesivo com estampa de granito.

O truque não é resistente, já que a área é de grande atrito e umidade. Porém, se você não aguenta mais ver a bancada antiga e quer mudança imediata, vale a pena tentar!

4. Papel de parede

Reprodução | Imagine Living London
7-7-ideias-para-renovar-os-armarios-da-sua-cozinha

O papel de parede traz não apenas cor, como estampa e descontração para o décor. Ele pode ser aplicado no fundo de armários envidraçados ou nas portas dos gabinetes. Na foto, o mesmo papel de parede da sala de jantar foi replicado em parte dos armários.

5. Com tecido e tachinhas

Reprodução | A Lo and Behold Life
06-7-ideias-para-renovar-os-armarios-da-sua-cozinha

Difícil imaginar que uma simples tachinha de escritório possa fazer toda a diferença, mas é verdade. Além dos usos comuns, ela pode fixar tecidos dentro dos armários! Uma boa alternativa temporária para embelezar o móvel com portas envidraçadas e poder trocar a estampa sempre que quiser.

Antes de começar, tire a louça e também as prateleiras. Meça o fundo do gabinete e corte o tecido, sem sobras. Por fim, é só alinhá-lo ao gabinete e pregar quatro tachinhas, uma em cada canto. 

6. Desgastado

Reprodução | Our Fifth House
4-7-ideias-para-renovar-os-armarios-da-sua-cozinha

O que você quer não é renovar os gabinetes, e sim conferir uma aparência mais rústica a eles? É simples! Primeiro, remova os puxadores. Depois lixe-os para remover o verniz. Cuidado, que a bagunça e a poeira serão abundantes.

Se quiser, pode lixar bastante para deixa-los com jeito de usados. Em seguida, aplique um líquido envelhecedor de madeira, como o Valspar Antiquing Glaze ou betume, encontrado em lojas de artesanato. Deixe-o secar e, em seguida, use um pano úmido para limpar o excesso. Adicione duas demãos de selante para finalizar.

 7. Substituindo

Reprodução | Sustainable Kitchens
5-7-ideias-para-renovar-os-armarios-da-sua-cozinha

Às vezes, basta remover algumas gavetas para transformar toda a composição. Retire dois gavetões, pinte a parte de dentro da mesma cor dos gabinetes e coloque caixas de madeira no lugar! Ideal para guardar desde alimentos até material de limpeza.

Gosta de projetos de faça você mesmo? Leia também:

11 aromatizadores naturais para deixar a casa cheirosa

4 ideias para centros de mesa diferentes

5 estratégias para renovar o décor e a energia da casa sem gastar nada

Débora Fernandes

rede mdemulher