48 telhas de várias formas e acabamentos

No topo da casa devem estar materiais com boa eficiência térmica e muita qualidade. Nossa seleção vai ajudar você a escolher o tipo certo para sua cobertura.

Reportagem: Giovanny Gerolla, Raphaela de Campos Mello (texto), Edson G. Medeiros e Fernanda Castro Lima (visual) Design: Renata Rise Fotos: André Fortes Preços pesquisados em maio de 2011.

O segredo da eficiência começa por um projeto que determine o tipo de cobertura e de telha ideais a cada inclinação. Independentemente do material, considerar o desempenho térmico das peças é imprescindível. Em regiões de radiação forte, a estratégia é selecionar opções que tenham tratamento refletivo (que afaste o calor) e sejam lisas. "Com isso, valem os modelos de aço e de alumínio, que não esquentam nem acumulam sujeira", orienta o arquiteto alemão Joerg Spangenberg, do escritório Werner Sobek, especializado em conforto ambiental. Quem orçar a opção metálica, no entanto, verá que, no Brasil, ela ainda custa cerca de 30% mais que as telhas cerâmicas - líder na preferência dos brasileiros. Se você faz parte desse grupo que elege as de barro, só fique atento para não deixá-las acumular sujeira, pois, se ficarem pretas, absorverão o calor, ao invés de refleti-lo. As que são esmaltadas ficam mais imunes ao limo, à descolaração e a outros inconvenientes. "Pense em projetar um telhado de fácil acesso para limpezas periódicas que removam fungos", alerta o engenheiro Vanderley John, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli- USP). Lembre-se também que a cor da cobertura influenciará o conforto térmico. Segundo estudos, os produtos claros refletem até 90% da luz solar e ajudam a reduzir a temperatura interna. Abaixo confira 48 modelos de telhas de cerâmica, concreto, material reciclado, vidro, metal, plástico...

Divulgação
Mediterrânea M14 (0,41 x 0,24 m), na cor damasco, com proteção de silicone...
Mediterrânea M14 (0,41 x 0,24 m), na cor damasco, com proteção de silicone. Da Top Telha, R$ 1,50 a unidade. Requer 13,5 peças/m². IMT: 30%*.
.
Fechar

Curta o CASA.COM.BR no Facebook