30 ideias para transformar apartamentos pequenos em espaços aconchegantes

É possível viver de um jeito muito gostoso em áreas reduzidas, como mostram os três apartamentos desta reportagem. Mérito de reformas que uniram ambientes para conquistar a sensação de amplitude e de modos racionais de ocupar esses espaços – sem lotar demais e sem deixar de atender aos desejos dos moradores.

Reportagem Visual Aldo Flosi e Juliana Hamacek Texto Celine Bianco Fotos Marco Antonio Ilustração Carlos Campoy

Três histórias de reforma renderam 30 ideias valiosas para espaços pequenos. A primeira história vem de Minas Gerais. O arquiteto Marcelo Alvarenga se encantou por um apartamento de 68 m² no edifício JK, em Belo Horizonte, projetado por Oscar Niemeyerem 1952. Na reforma, atualizou os espaços criando móveis multiúso. O segundo projeto, de São Paulo, tem inspiração na cidade de Nova York, onde o arquiteto Robert Robl morou e se aperfeiçoou no trabalho com imóveis de medidas enxutas. Cores escuras foram usadas sem parcimônia e a cozinha permaneceu fechada, como pedia o estilo de vida do morador. Por fim, o apê de 112 m², medida certa para um jovem casal de São Paulo, ganhou projeto da arquiteta Mariana Andersen, da Casa 14 Arquitetura. As fotos você confere na galeria de imagens a seguir.

Marco Antonio
revista-casa-claudia-ideias-apartamentos-pequenos_01
<strong>1</strong>. A estante de laca branca foi pensada para guardar livros, acomodar a TV e o aparelho de som. Além de funcionar como divisória com a cozinha, o móvel ajuda a manter a sala organizada. Execução da Aseli Planejados. Na sala, o sofá desenhado pelo proprietário tem braços revestidos de capacho para os gatos de estimação, Levi e Gandalf, arranharem. Poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, tapete da Marie Camille e mesas de centro da São Romão.
.
Fechar

Curta CASA CLAUDIA no Facebook