Continua após publicidade

3 ideias para expor quadros na parede

Profissionais dão dicas práticas para compor arranjos de telas, fotos, desenhos e esculturas nas paredes

Por Reportagem Visual Aldi Flosi Texto Regina Galvão Fotos Luis Gomes Ilustrações Carlos Campoy
Atualizado em 16 fev 2024, 10h44 - Publicado em 30 out 2009, 10h24

Gravuras, telas, fotografias, desenhos e esculturas: veja como gente apaixonada por arte exibe suas coleções em conjuntos harmônicos e arejados, que respeitam as proporções do mobiliário e se integram à decoração. Aproveite e consulte as dicas de fotógrafos de como emoldurar e expor fotos. E, se você tem um arranjo de quadros em casa, fotografe e mande para o nosso fórum!

Sofá guia o arranjo A dona deste apartamento idealizava ter um único quadro centralizado sobre o sofá, mas aceitou o conselho do arquiteto Saulo Szabó para testar uma composição menos comportada. “Peguei emprestadas várias obras numa galeria de arte e organizei os quadros no chão, estudando as proporções, até chegar ao arranjo aprovado por ela”, conta Saulo. Na hora de pregar as gravuras, a largura do sofá foi considerada e respeitou-se a distância mínima de 30 cm até o espaldar. “A fotografia veio depois, preenchendo o vazio abaixo da cúpula da luminária”, afirma.

Discretas, as molduras não roubam a atenção das obras, compradas na Mônic... Composição de quadros em projeto do arquiteto Saulo Szabó.

Formatos em equilíbrio

Durante anos, várias obras da foto acima ficaram guardadas debaixo da cama do casal, envolvidas em plástico bolha. Quando se mudaram para esta casa, mais ampla e confortável, os dois realizaram o desejo de montar um canto na sala para expor a coleção de arte contemporânea. Amiga do casal, a decoradora Maria Fernanda Paes de Barros se encarregou de planejar o arranjo, usando as peças maiores como o ponto de partida. “Evitei colocar a redonda no centro, pois chamaria demais a atenção”, avalia. Sob as peças fixadas na parede, um banco oferece apoio às esculturas.

Continua após a publicidade
Antes de pendurar os trabalhos, a decoradora Maria Fernanda Paes de Barros ra...

Composição de quadros em projeto da decoradora Maria Fernanda Paes Leme. O baú antigo expõe uma renda vinda de Pernambuco e a escultura de Laura Vin... No banco de freijó da Dpot, livros criam um pedestal para o bloco de mármor...

 

Composição intuitiva – parte 1 “Não segui um roteiro. Fui montando este conjunto conforme minha intuição”, conta o arquiteto Mario Celso Bernardes, que gastou três horas de um sábado para finalizar o arranjo de 24 obras na sala de seu apartamento. A primeira gravura a ir para a parede foi a de Hércules Barsotti, alinhada à esquerda com o braço do sofá.

Para realçar no conjunto o trabalho de Milton Dacosta, o arquiteto Mario Cel... Composição de quadros em projeto do arquiteto Mario Celso Bernardes.

Composição intuitiva – parte 2 “Variei os tamanhos e os formatos dos quadros, criando dinamismo. Cheguei até a errar algumas alturas, mas não tive dúvida de furar de novo a alvenaria”, diz o arquiteto Mario Celso Bernardes.

Em vez de receber molduras de madeira, algumas obras ficam expostas em caixas... Composição de quadros em projeto do arquiteto Mario Celso Bernardes.
Publicidade