Móveis planejados são indiscutivelmente práticos. E o que dizer sobre a beleza de guarda-roupas e armários planejados? As fotos falam por si.
Reportagem Visual: Edson G
Medeiros
Texto: Juliana Tourrucôo
Fotos: Marcos Antonio
Divulgação
Os móveis planejados agora têm prateleiras de vidro iluminadas com leds, perfis de alumínio de diversos tons, espelhos adesivados e laminados com padronagens ousadas. Com tantos lançamentos despontando no universo de guarda-roupa e closet planejados, selecionamos abaixo o que há de mais inovador no catálogo de 12 empresas. A lição 5 sobre o tema Organização de nosso Curso de Decoração online ensina técnicas para manter os guarda-roupas e armários organizados.
Cuidados na compra A fundação Procon de São Paulo dá valiosas dicas para você fazer um bom negócio:
• Antes da compra. Relacione as empresas nas quais você tem interesse e faça uma pesquisa no Procon do seu estado para saber como elas se comportam com seus clientes. Na visita aos show rooms, peça ao vendedor para detalhar no orçamento tudo o que for combinado. Certifique-se ainda sobre as regras de garantia. Peça ao projetista da loja para tirar as medidas pessoalmente nos ambientes.
• Durante. Leia atentamente o contrato de compra e venda. Observe se o documento traz a forma de pagamento, as numerações do cheque e as condições de cancelamento.
• Depois. Logo após a instalação, teste a abertura de portas e gavetas. Se houver alguma peça riscada ou torta, entre em contato imediatamente com a empresa. Ela terá 30 dias para fazer o conserto, sem custos. Do contrário, você pode recorrer ao Procon.
Divulgação
Da Segatto. Novidades. Uma sofisticada técnica de impressão permite que uma finíssima película semitransparente estampe grafismos nas portas de correr de vidro ou de espelho. Batizado de Grafitti, tem perfis de alumínio e traz a opção de 80 desenhos assinados pelo arquiteto Aurélio Longo. Pontos fortes. As ferragens têm garantia vitalícia. (Já a garantia dos módulos é de cinco anos.) Oferece ainda o serviço Up Grade, no qual o cliente pode atualizar o armário antigo com novos acessórios.
Da Evviva Bertolini. Novidades. Uma lâmpada fluorescente instalada no cabideiro de alumínio ajuda a achar as roupas. Seu acionamento se faz pela cordinha, fixada numa das extremidades. Na porta de correr, vidro fosco e espelhado e padrão madeira rovere, com perfil de alumínio. Há também um sistema para embutir a TV LCD na porta dos armários. Pontos fortes. Mais de 80 padrões de porta, o que permite personalizar os projetos. A base de armários e prateleiras é de MDF, 18 mm, com bordas revestidas de PVC.
Da Linea Mobili. Novidades. A área dos cabides é iluminada por leds, acionados (por sensor) quando a pessoa se aproxima. Esse tipo de iluminação não aquece o ambiente nem desbota as roupas. As prateleiras dos nichos e a frente das gavetas são de vidro, com películas jateadas com isso, a superfície fica isenta de mancha de dedos. Pontos fortes. A empresa fabrica e instala os móveis, que podem ser encomendados com base de madeira ou MDF certificados. Oferece serviço de manutenção.
Da Evy Lyne. Novidades. Portas que mesclam laminados na cor castanho e espelhos deslizam em perfis de alumínio. Elaborados com estruturas moduladas (com medidas fixas) e planejadas (feitas sob medida), os armários podem receber gavetas com frentes de acrílico translúcido. Tem um ano de garantia e assistência técnica permanente. Pontos fortes. Uso de chapas de MDF e de MDP, de fornecedores com o ISO 14 000, o que certifica a gestão ambiental. As ferragens são da Alemanha e Itália.
Da Armadi. Novidades. Prateleiras de vidro com lâmpadas de led embutidas, que acendem com dispositivo manual ou automático. Laqueadas de branco, as gavetas têm várias opções de divisão, como o porta-joias, que trazem nichos forrados de tecido. Essa peça pode ainda ser fechada com chave. Pontos fortes. Produzidos sob medida, os móveis podem ganhar acabamento de laminado melamínico, pintura, vidro, espelho ou recouro. A empresa tem montadores exclusivos e assistência técnica.
Da Todeschini. Novidades. Prateleiras, calceiros, cabideiros e outros módulos não ficam fixados em montantes tradicionais, mas numa estrutura de alumínio anodizado. Com altura de 2,19 m, os perfis são fixados apenas em alguns pontos da parede. Além da rápida instalação, a base inferior do montante se apoia com engates de pressão. Pontos fortes. Catálogo com 18 opções de cor de vidro e 54 tonalidades de porta de armário, aplicados em materiais como o MDF. Prazo de entrega: 15 dias.
Da S.C.A. Novidades. De MDF (do tipo standard e com matéria-prima de reflorestamento), as portas dos armários da linha Grafismi trazem frentes de laminado no tom Palisandro Nero e espelho com perfil de alumínio e puxadores especiais de aço inox. Pontos fortes. Durante a fabricação, as bordas das chapas de MDF recebem perfis de alumínio, num processo de alta pressão. Isso garante mais resistência e durabilidade aos módulos dos armários.
Da Celmar. Novidades. Sapateira aramada deslizante e gavetas com frente de vidro são os principais atrativos. O cabide com sistema de sobe e desce permite o aproveitamento da área superior do armário. Pode-se ainda iluminar a parte interna com leds. Pontos fortes. Os armários são elaborados num sistema misto (modular e sob medida). O tempo de entrega é de 15 dias. Oferece 720 opções de cor para revestir e placas de MDF ou MDP de 18 mm de espessura. Garantia de cinco anos.
Da Bontempo. Novidades. As portas percorrem trilhos de alumínio sem fechamentos bruscos graças ao sistema soft closet. Veja na foto que é possível combinar diversas opções de acabamento na mesma porta, como o vidro branco com o laminado texturizado. Os cabides dos calceiros vêm com uma borracha para evitar o deslizamento das roupas. Pontos fortes. Móveis de estruturas de MDP. Nenhum serviço é terceirizado e os armários trazem ferragens importadas.
Da Dell Anno. Novidades. São 11 novos modelos, inspirados nos lançamentos do Salão do Móvel de Milão, com texturas amadeiradas do tom cobre, off-white ou que remetem a pínus, dormentes de trem, florais e alumínio. O closet (foto) tem painéis de MDF revestidos do padrão Mandorla e conta com um nicho para a instalação da tábua de passar. Pontos fortes. A marca mantém em linha 34 padrões exclusivos, entre amadeirados e lisos. Oferece acessórios e ferragens de fornecedores alemães e italianos.
Da Capolavoro. Novidades. Prateleiras de vidro para bolsas em diversas medidas. Há também soluções para embutir ou camuflar a TV (plasma ou LCD) e armários de MDF com acabamento interno no tom branco. As portas de correr têm perfil de alumínio com freios, impedindo barulhos ao fechar. Pontos fortes. Mais de 30 cores de porta e painel com pinturas foscas e brilhantes. Ferragens importadas da Europa, que podem contar com um serviço gratuito de regulagem por até cinco anos.
Da Ornare. Novidades. A marca traz um novo conceito de composição para o closet. Ao lado de armários e prateleiras, pode ser instalado um painel. Com o nome de Luxury Wall, ele expõe calças, cintos e outros acessórios. De MDF, a peça é revestida de recouro e tem 15 cm de espessura. Pontos fortes. Primorosas aplicações de couro croco nos tons preto, marrom, bege e branco, como revestimento interno ou externo das estruturas. Oferece ainda impressão de monogramas nos puxadores.