11 coisas na sua casa que estão deixando você infeliz

Tire alguns instantes para olhar para a decoração da sua casa e descobrir se existe algo que possa estar atrapalhando os bons fluidos

em Casa.com.br

Preste atenção em como você se sente ao entrar em casa. É um ambiente que te inspira? Ou você tem uma sensação ruim, que te deixa meio para baixo? Se você se identifica mais com a segunda opção, então talvez seja o momento de avaliar a decoração e a organização da sua casa. É incrível, mas especialistas afirmam que essas coisas podem ter um impacto muito grande sobre suas emoções no dia a dia. Veja a seguir no que prestar atenção:

1. Os objetos das crianças

Reprodução | House Beautiful
1-coisas-na-sua-casa-que-estao-deixando-voce-infeliz

Não são só os brinquedos, mas todas as coisas das crianças: roupas, acessórios, desenhos... Tudo isso e a desordem que esses objetos causam, geram uma ansiedade nos pais porque é difícil manter organizado e dedicar um espaço específico para os itens. A boa notícia é que é fácil se livrar de pelo menos metade das coisas das crianças sem que elas sequer notem.

2. Relíquias de família e presentes

Reprodução | House Beautiful
2-coisas-na-sua-casa-que-estao-deixando-voce-infeliz

As pessoas podem ter a maior boa intenção na hora de presentear ou repassar aqueles itens especiais de família, mas se eles não combinam com você, não são úteis na sua vida e acabam atrapalhando e ocupando o espaço de coisas que você realmente gosta, livre-se deles, sem culpa.

3. Livros que você já não gosta mais

Reprodução | House Beautiful
3-coisas-na-sua-casa-que-estao-deixando-voce-infeliz

Livros carregam grande carga emocional. Eles normalmente nos transportam para outros mundos, e, aqueles que lemos em momentos especiais de nossas vidas possuem uma carga de sentimentos ainda maior. Mas, se você não pretende lê-los ou consultá-los novamente e caso nem goste mais de alguns livros que guarda, doe, passe adiante.

4. Lembranças de infância

Reprodução | House Beautiful
4-coisas-na-sua-casa-que-estao-deixando-voce-infeliz

Manter objetos da sua infância em casa pode trazer boas lembranças, mas também pode gerar momentos de questionamento. Ao perceber que aquela criança não existe mais e começar a se questionar sobre as mudanças que sua vida sofreu, você pode se sentir mal. 

5. Coleções que não trazem mais alegria

Reprodução | House Beautiful
5-coisas-na-sua-casa-que-estao-deixando-voce-infeliz

Uma coleção de qualquer objeto ocupa espaço e dá um certo trabalho para manter organizada e limpa. Além disso, normalmente lembra pessoas – as vezes são até uma herança – que podem não mais estar na sua vida. Livrar-se dos objetos não quer dizer livrar-se das memórias dos momentos que eles proporcionaram.

6. Itens de hobbies não mais praticados

Reprodução | House Beautiful
6-coisas-na-sua-casa-que-estao-deixando-voce-infeliz

Você pode ter imaginado em um momento da sua vida que seria ótimo tricotar como hobby. Comprou todos os apetrechos necessários mas, anos depois, não tricotou nem um cachecol. E todos os itens ficaram lá no armário, ocupando espaço e acumulando poeira. Isso gera um sentimento de culpa e ansiedade por não ter seguido adiante – e ter gastado tanto dinheiro – com a atividade.

7. Cortinas pesadas

Reprodução | House Beautiful
7-coisas-na-sua-casa-que-estao-deixando-voce-infeliz

Tecidos pesados e que acumulam poeira não são boas escolhas para as cortinas. Opte por tecidos leves e que permitam certa passagem de luz. O ambiente ficará mais iluminado e fresco e isso vai influenciar e muito o modo como você se sente.

8. Cores erradas

Reprodução | House Beautiful
8-coisas-na-sua-casa-que-estao-deixando-voce-infeliz

As cores impactam no seu humor. Sabemos que cores quentes como vermelho e laranja são estimulantes, azul e verde são mais relaxantes e cinza e bege são neutras. Mas também conta muito escolher uma cor de que você goste, em vez de optar por um tom só porque é tendência.

9. Coisas quebradas

Reprodução | House Beautiful
9-coisas-na-sua-casa-que-estao-deixando-voce-infeliz

Toda vez que você abre o armário dá de cara com aquela xícara vintage quebrada que ficou de arrumar e até agora nada... O acúmulo de coisas quebradas pode significar dificuldade em desapegar, medo de deixar as coisas irem embora. Isso gera um grande bloqueio de energia e sentimento de culpa ao se deparar com uma tarefa (consertar o objeto) que você devia ter feito e não fez.

10. Aquele monte de papeis velhos

Reprodução | House Beautiful
10-coisas-na-sua-casa-que-estao-deixando-voce-infeliz

O maior desespero que uma pilha de papel causa é o mistério que existe ali. Não se sabe se há papéis importantes, documentos, contas, lembranças de viagem, receitas velhas... Esse tipo de acúmulo também gera ansiedade, estresse e mostra uma dificuldade de desapego de memórias antigas.

11. Canecas aleatórias e brindes

Reprodução | House Beautiful
11-coisas-na-sua-casa-que-estao-deixando-voce-infeliz

Aquelas canecas divertidas de tempos atrás já devem ter perdido a graça e os brindes que você ganha e pensa que um dia vão ser úteis, provavelmente nunca serão. Eles ocupam espaço e facilitam a desordem.

 

 

Fonte: House Beautiful

Mariana Conte

rede mdemulher