Continua após publicidade

Uma casa iluminada

Generosas aberturas exploram a luz natural, envolvem o pequeno jardim e pontuam o desenho fluido desta moradia concebida para o bem viver.

Por Por Denise Gustavsen e Eliana Medina Fotos: Carlos Piratininga
Atualizado em 21 dez 2016, 00h52 - Publicado em 17 jul 2008, 03h44

Esta construção tem um traço moderno, mas a inspiração é romântica.Idealizada para ser pequena o suficiente para a proprietária não se sentir sozinha, mas grande o bastante para receber os filhos e os amigos com conforto, a casa ganhou uma área social privilegiada no andar térreo. Voltada para o azul-cobalto da piscina, é a materialização do sonho de uma vida inteira. Eu queria ter o jardim sempre à vista, ouvir os passarinhos e jamais acender a luz durante o dia, diz Maria Aparecida. Desses desejos confessos nasceu a moradia translúcida, cheia de claridade natural, marcada por traços a um só tempo fortes e discretos, usados para delinear ambientes sem barreiras visuais. Em busca de funcionalidade, estar, cozinha e varanda estão praticamente interligadas. Outro trunfo da arquitetura, o mix bem dosado dos materiais garante tom contemporâneo ao projeto.

Traços afinados

 

O projeto se apropriou do terreno de 771 m² para criar ambientes espaçosos voltados ao bem-estar. Veja como o jardim (Flávia Madureira e Cláudia Freitas) envolve toda a área social e reverencia o desejo da moradora de se cercar de verde. Na área íntima, no andar superior, a arquiteta Paula Mattar lançou mão de três suítes com closets.

Cozinha e varanda celebram o desejo da moradora de vivenciar os prazeres simples da vida, como preparar saborosos almoços para convidados muito queridos. Anfitriã de primeira linha e fã de gastronomia, ela imaginou um ambiente gostoso de ficar e bonito de olhar. Para atender ao pedido, a arquiteta Paula Mattar usou a mesma imbuia de demolição do piso da sala, trazida de Minas Gerais, no balcão de apoio e em parte das paredes. A composição garantiu a atmosfera aconchegante que tanto agrada à família e aos amigos. Todos os encontros são especiais nesta casa, diz Maria Aparecida. Em dias ensolarados ou em noites estreladas, as animadas reuniões acontecem na varanda, ao redor do forno de pizza, da churrasqueira e da chopeira.

Continua após a publicidade

Fachada

 

Erguida em cenário privilegiado, numa rua fechada de São Paulo, a casa é vizinha de um bosque particular. Em comunhão com essa natureza vibrante, o layout previu amplas aberturas na suíte e no banheiro do casal para deixar o verde entrar e assim reforçar os contornos sensoriais do projeto. Aqui, cada detalhe foi pensado para estimular os sentidos. Dos aromas dos temperos à iluminação que propõe climas diferenciados até a central de som instalada no home theater, que garante música ambiente por todos os cantos. A área íntima foi desenhada para oferecer relaxamento, conta a arquiteta Paula Mattar. Ao lado da suíte, o escritório ganhou vidraça de frente para a piscina, lugar onde a moradora pretende experimentar momentos de puro sossego nos próximos meses escrevendo um livro sobre o universo feminino.

Publicidade