Continua após publicidade

Casa ganha andar superior um ano depois da conclusão do térreo

Embaixo: casa. Em cima: escritório. Erguido em duas etapas, este projeto em São Paulo resolve com equilíbrio e maestria o dilema entre morar e trabalhar

Por Por Deborah Apsan (visual) e Silvia Gomez (texto) e Dani Chiquito (assistente de produção) | Projeto Metro Arquitetos Associados | Fotos Victor Affaro
Atualizado em 19 jan 2017, 14h12 - Publicado em 11 Maio 2015, 20h01

Pense numa casa aberta, receptiva, cheia de luz. A entrada oficial é pela lateral da garagem, mas quem leva isso, assim, tão a sério? Todo mundo costuma rumar do portão diretamente para o jardim e dali chegar à sala, escancarada por meio dos grandes painéis envidraçados de correr, quase sempre retraídos. Nos dias de festa – e eles são muitos na vida do casal Carla Meireles e Luis Pinheiro, pais da pequena Violeta – ninguém fica sem lugar para sentar. O próprio piso do térreo (um prisma de concreto armado, com laje maciça e vigas invertidas, solto a 45 cm do chão), forma uma espécie de banco de ponta a ponta. Outra parte dos convidados se esparrama pelo gramado mesmo, intencionalmente extenso. “A topografia era bastante irregular. Para deixar o terreno o mais intocado possível, elevamos a construção, marcando bem o que é residência e o que é jardim”, relata Gustavo Cedroni, autor da obra em parceria com Martin Corullon e Anna Ferrari, os três do Metro Arquitetos Associados.

Para os proprietários, essa ampla área externa em comunicação com os ambientes era tão importante como o resto. “Ocupamos apenas um terço do lote de 520 m². Sobrou um vasto recuo verde”, diz Gustavo. O trecho com estar, quartos, cozinha e lavanderia surgiu numa primeira etapa da obra, em 2012. Dois anos depois, após uma pausa para o nascimento da bebê, ficou pronto o de cima, caixa metálica que forma um T com o pavimento sob ela. “A estratégia exemplifica o conceito do projeto de volumes complementares, mas com usos independentes”, afirma Martin.

Com jeito de contêiner, o caixote abriga o escritório. O acesso se dá pela escada lateral, posicionada de maneira a não perturbar a privacidade cotidiana. Ah, e esse volume precisava ser leve a fim de minimizar o peso sobre a laje. Daí sua estrutura de aço, fechada com blocos de concreto celular revestidos externamente de chapas galvanizadas. Suas extremidades em balanço atuam como beiral para o estar (na frente) e para a lavanderia (atrás), solução que parece resumir a veia racional de todo o traçado.

Continua após a publicidade

“É mágico sentir a arquitetura funcionando – caso das aberturas interligadas para a circulação de ar e das entradas de luminosidade”, diz Carla. Uma destas vem dos fundos da cozinha pela superfície envidraçada voltada para o muro branco, o qual rebate a claridade para o interior. “Com essa transparência, enfatizamos a sensação de amplitude. Sem paredes, o olhar alcança maior profundidade”, explica Martin. Mérito de uma casa aberta, receptiva, cheia de luz.

 

Implantação Esperta

Continua após a publicidade

Longilíneo, o térreo ocupa o trecho junto ao muro dos fundos, onde o terreno alcança o comprimento maior. Com isso, obteve-se mais área de jardim na porção da frente.

planta1-casa-ganha-andar-superior-um-ano-depois-da-conclusao-do-terreo

Área: 190 m²; Arquitetos colaboradores: Alfonso Simélio, Bruno Kim, Luis Tavares e Marina Ioshii; Estrutura: MK Projetos Estruturais; Instalações: PKM e Usina Consultoria e Projetos; Serralheria: Camargo e Silva Esquadrias Metálicas; Marcenaria: Alexandre de Oliveira.

Continua após a publicidade

 

Ponto de Equilíbrio

A parte de cima se apoia no térreo. Um pilarete metálico faz a transição das vigas de concreto de baixo para o vagão metálico de cima, descarregando o peso deste. “Pensamos na modulação exata dos espaços. Com o dobro do tamanho de cada quarto, a sala conta com um pilar. Essa lógica rigorosa permitiu utilizar tal eixo de estrutura para amparar a caixa superior”, detalha Martin.

Continua após a publicidade
planta2-casa-ganha-andar-superior-um-ano-depois-da-conclusao-do-terreo

1. Pilarete metálico de transição.

2. Viga metálica do piso superior.

Continua após a publicidade

3. Viga invertida de concreto.

4. Laje de cobertura do térreo

 

Publicidade