Continua após publicidade

Barba, cabelo e reforma: confira como ficou a casa de Décio Navarro

Para quem acompanha a websérie Barba, Cabelo e Reforma, estamos dando um presente: uma galeria inteira do resultado da obra da casa do Décio Navarro!

Por Por Mayra Navarro (visual) e Silvia Gomez (texto) | Projeto Décio Navarro | Fotos Marco Antonio
Atualizado em 16 fev 2024, 16h24 - Publicado em 17 mar 2015, 23h35

O arquiteto Décio Navarro entende a própria casa como uma espécie de testemunha do tempo e da história de sua família. Comprado em 1993, o sobrado de vila da década de 70, em São Paulo, viu as três filhas crescerem e se mudarem. E, claro, ele mesmo (o sobrado) sentiu o efeito dos anos e reivindicou reparos. “Na primeira reforma, logo que chegamos, diminuí a edícula, aumentei a sala, acomodando a de jantar, e abri parte da cozinha. Quase uma década depois, pintei de branco as portas e janelas de madeira escura e renovei superfícies e pisos. De repente, a partir de 2011, as meninas se mudaram, e percebemos que os ambientes se transformariam novamente”, conta Décio.

Dessa vez, a ideia inicial foi apenas tornar tudo mais prático, “com materiais menos trabalhosos de manter e limpar, adequados a um casal que está começando a envelhecer”, como pensava o morador, que registrou cada etapa para a websérie Barba, Cabelo e Reforma, já no ar no Casa.com.br. No entanto, como acontece em toda novela, a história depararia, bem no final, com uma reviravolta – mais especificamente, um enorme buraco no térreo. Os primeiros indícios se insinuavam com um leve cheiro de mofo vindo do chão da sala, perto da janela voltada para a entrada. “Achava que era só infiltração. Removi os tacos e os barrotes podres, refiz o contrapiso e apliquei o novo revestimento. Mas, na hora de quebrar o trecho da garagem para tirar o portão, a surpresa: surgiu uma cratera de 3,50 m de profundidade e 3 m de largura, cheia de água. Foi assustador.” A causa era uma manilha de barro quebrada, original da construção. Ele precisou, então, restaurar o encanamento de esgoto e parte do piso recém-colocado no estar. “Por fim, depois de despachar seis caçambas de quebra-quebra, acabei tendo de comprar entulho para preencher o vão”, conta.

Diante de tamanho imprevisto, o resto da obra, cuja duração foi de cinco meses, soa fácil e prazeroso – criar um quintal de relax, com espaço para uma oficina; otimizar a circulação interna; trazer profusa luz natural; e, sobretudo, descobrir mais pontos para o verde. “Era importante conseguir essas áreas de contemplação e  jardim”, fala. Assim, até a grade de proteção para a rua virou suporte de vasos, renovando a morada para fazer companhia em outros tantos bons capítulos da vida.

Em prol da circulação

Continua após a publicidade

Ao remanejar dois pilares e trocar o lavabo de lugar, a reforma integrou num único fluxo as salas de estar e jantar ao quintal, trazendo profundidade e luz ao térreo.

planta-barba-cabelo-e-reforma-confira-como-ficou-a-casa-de-decio-navarro

Área: 180 m²; Empreiteira: Obra Clean; Iluminação: Lustres Yamamura; Acabamento elétrico: Schneider Electric; Paisagismo: Geraldo Campos.

Publicidade