Casa Created with Sketch.

Bairro alemão produz muito mais energia do que consome

Bairro de Friburgo, a cidade mais sustentável da Alemanha, produz energia de sobra graças à instalação de painéis solares nas casas. O que isso significa? Melhoria na qualidade de vida e economia para os habitantes

01-bairro-alemao-produz-muito-mais-energia-do-que-consome

Desde 1992, Friburgo é considerada a capital ecológica da Alemanha. E não é de hoje. Tudo começou em 1986 quando algumas medidas sustentáveis que envolvem energia e transporte foram aprovadas e aplicadas na cidade a fim de proporcionar qualidade de vida a seus habitantes. Pequenas mudanças nos hábitos e relacionados à engenharia das residências trouxeram esse resultado: na cobertura de edifícios foram instalados painéis solares, capazes de aproveitar o potencial energético das 1.800 horas de luz natural anual que a cidade recebe; outro exemplo é a malha cicloviária de 400 Km, que estimula os habitantes a usarem mais suas bicicletas – além da criação de espaços públicos e áreas verdes apropriadas e desenvolvida para os ciclistas. 

Em meio a toda essa história, há um bairro de Friburgo que se destaca: Schlierberg. Um projeto assinado pelo escritório do arquiteto alemão Rolf Disch contribuiu para a região produzir quatro vezes mais energia do que seus habitantes necessitam, isso através da instalação de painéis solares no telhado das residências — como mencionamos no outro parágrafo. Sabe qual é o resultado anual da produção de energia através da luz solar em Schlierberg? 420.000 KWh. Esse valor diminui a quantidade de petróleo usada em 200 mil litros, além da redução de até 500 toneladas de CO2 anualmente. Um verdadeiro exemplo. 

02-bairro-alemao-produz-muito-mais-energia-do-que-consome 03-bairro-alemao-produz-muito-mais-energia-do-que-consome
Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s