Casa Created with Sketch.

Abóbada de tijolo molda o teto desta casa de campo

Milenar na história da arquitetura, a abóbada define os espaços desta casa em Cotia, SP

Protegida pelos arcos: milenar na história da arquitetura, presente em catedrais e aquedutos, a abóbada de tijolo molda o teto e define os espaços desta casa de linhas contemporâneas e materiais simples em Cotia, SP

Pouco se vê da casa que fica entre as árvores, abaixo do nível da rua. A surpresa se reserva apenas aos que entram. O olhar se dirige para cima, atraído pelo alaranjado do tijolo, intrigado com esse material tão associado à terra estar no teto – que, além do mais, é curvo. Tradicional, essa técnica foi retomada pelos arquitetos modernos numa nova linguagem, como fez Guilherme Paoliello nesta casa da jornalista Lorena Calábria e do roteirista Maurício Arruda. Quando comprou o terreno num condomínio a 25 km de São Paulo, o casal pensou em construir e se mudar. “Aí, desistimos da ideia. Concluímos que seria loucura conciliar o endereço com a rotina de trabalho na cidade”, fala Maurício. Guilherme, então, adaptou o projeto ao novo programa, mantendo as duas premissas principais de seu desenho: a forma de pavilhão e a cobertura abobadada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s