edição de outubro de 2007

Jardim na cobertura

Suculentas, ervas, camélias e lavandas vivem saudáveis nas duas varandas deste apartamento dúplex, em pleno centro de São Paulo. O segredo está na escolha de espécies resistentes ao vento e à poluição, típicos de andares altos, e na irrigação diária.

[img1][img2][img3]

Paisagem urbana
Na varanda, revestida de cerâmica cor de terra, a moradora inspeciona planta por planta de seu jardim suspenso. Vez por outra, retira uma folhinha velha com delicadeza. Nem parece que ela está no centro de São Paulo. Quem se aproxima do guarda- corpo pode ver os pinheiros de uma área verde preservada - o bosque de um colégio antigo. "Esta vista é a atração do apartamento. As visitas vêm diretamente para cá", conta. Por isso, era tão importante tornar o local acolhedor, tarefa encomendada à paisagista Cristina Araújo. "Como não queríamos abrir mão desse visual urbano singular, optamos por espécies baixas, que não obstruem a visão da paisagem", diz Cristina.

[img4][img5][img6][img7][img8]

Manutenção simplificada

Pronto o paisagismo, o lugar ganhou tanta vida que passou a receber a visita de maritacas, beija-flores e bem-te-vis. Os pássaros são atraídos pelas lavandas, suculentas, camélias e ervas. "Não seguimos um estilo rigoroso na escolha das espécies. A idéia foi criar um jardim de sensações, com plantas resistentes à poluição e ao vento", diz a paisagista. Como a moradora viaja todo fim de semana, o local precisava ainda ter uma manutenção fácil. "Adoro cuidar das plantas, mas não queria me tornar escrava delas", afirma. A irrigação programada resolveu a questão: todos os dias, às 7 da manhã, o sistema é acionado automaticamente durante 15 minutos.

[img9][img10][img11]
Reportagem Visual: ZIZI CARDERARI
Texto: SILVIA GOMEZ
Fotos: EVELYN MÜLLER
Ilustração: CARLOS CAMPOY

publicidade



Editora Abril S/A - Todos os direitos reservados

© Copyright 2007 Editora Abril S/A