[an error occurred while processing this directive]
[an error occurred while processing this directive] [an error occurred while processing this directive]
 
 
 
 
Bookmark and Share

Quarta-feira, 2 de Julho de 2008

Peixe em casa

postado por Casa.com.br às
Gosto não se discute. Tem os que adoram gatos, tem os que amam cães e tem também aqueles que não vivem sem um peixinho dourado por perto.

Outro dia fui na casa de um amigo apaixonado pelo assunto. Nem preciso dizer qual é a peça mais importante da sala do apartamento dele. Sim, um mega aquário, com peixes coloridos, plantas ornamentais, pedras e até aqueles enfeites bem-humorados que soltam bolinhas de ar. Diz aí se aquele esqueleto de pirata segurando uma arca não é bem engraçado?

Claro que o assunto da noite acabou girando em torno do aquário, de como é difícil mantê-lo, dos benefícios e da empreitada, que também tem rotina como a de qualquer outro animal de estimação.

Alguém até falou que peixe em casa dá um azar danado. Será?

Eu fiquei um tempão olhando o aquário e senti uma paz enorme. Acredito que para os que querem ter um animal de estimação, e não suportam a carência dos cães ou tem alergia a gatos, o bom e inofensivo peixinho pode ser uma boa alternativa.

Agora, é difícil encaixar um aquário na decoração da casa. É preciso pensar bem. O primeiro passo está em escolher os tipos de peixes você mais gosta. Há uma diferença incrível entre as espécies de água doce e as do mar, principalmente no que se refere ao ecossistema criado. Em geral, aquários de água doce suportam uma quantidade maior de pequenos peixinhos, enquanto os de água salgada tem habitantes mais esparsos e maiores. Claro que pra isso também há exceção, mas em geral o primeiro tipo tem uma manutenção mais simples que o outro, principalmente por causa do sal.

E isso precisa ser definido pra saber o tamanho do tanque, em que móvel ele ficará (se for um de muitos litros, como cem, jamais sobre estantes de madeira, pois com o tempo elas acusam o contato com a umidade). Também há a questão da conservação, de ph da água, temperatura, alimentação.

Sei, por exemplo, que ter aqueles lindos cavalos marinhos dá um trabalho danado, porque os bichinhos têm uma dificuldade enorme para comer as tais das larvinhas vivas que são jogadas na água e precisam de babá (você?!) todo santo dia. Sei que tubarão também pode ser criado, mas aí é sozinho mesmo, a não ser que você tenha instintos sádicos.

Eu chamaria um decorador para fechar a escolha do tamanho do tanque e de como encaixá-lo em casa. Porque é um objeto que pode estar em qualquer lugar mesmo, desde o hall até o quarto, passando pela sala. Vai depender muito do gosto do freguês. Depois disso, compraria tudo num pet shop bem conceituado e tomaria aulas para cuidar dos peixes.

Mas antes, que tal uma pesquisa na Internet?

Descobri um site ótimo www.aquaonline.com.br . Tem tudo o que o principiante precisa saber. Descobri até que existe gente especializada na manutenção a preços módicos.

Até,
Este administrador de empresas, com pós em matemática financeira, foi o diretor de Casa Cor durante sete anos. Agora, em carreira solo, vai contar - aqui neste blog - o que viu, o que não viu e o que preferia não ter visto nesses tantos anos dedicando-se ao morar.

Posts anteriores

[an error occurred while processing this directive]

Publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
[an error occurred while processing this directive]
Publicidade
[an error occurred while processing this directive]