Casa Created with Sketch.

Fondue de chocolate: impossível resistir a esta doce tentação

Se a temperatura abaixa, esta delícia tipicamente suíça entra em alta. Você é daqueles que ficam com água na boca só de pensar? Então, prepareréchaud e garfinhos!

  01-fondue-de-chocolate-impossivel-resistir-a-esta-doce-tentacao

Receita: fondue rápida de chocolate

 

Ingredientes:

– 100 g de chocolate meio amargo

– 400 g de chocolate ao leite

– 1/2 xícara de leite integral

– Frutas

– Marshmallow

– Bolachas wafer

 

Modo de fazer:

Pique o chocolate em pedaços grandes e, em uma tigela refratária, leve ao micro-ondas em potência média por um minuto. Retire, mexa bem com uma espátula seca e repita a operação até que amoleça completamente. Coloque o chocolate derretido em uma panela comum, leve ao fogo médio e adicione o leite aos poucos mexendo sem parar. Quando a mistura alcançar uma consistência cremosa, transfira-a para a panela de fondue. Sirva com as frutas, o marshmallow e as bolachas.

 

– Esta delícia pode ficar reservada para a sobremesa, mas também funciona como prato exclusivo da noite – tudo depende do tamanho do apetite dos convidados!

– Chocolate preto (meio amargo, ao leite ou uma mistura dos dois) é o ingrediente principal das receitas tradicionais. Prefere o branco? Sem problemas: “Só atente para usar um produto de boa qualidade, caso contrário, ele soltará gordura quando derreter”, orienta Ana, do Le Petit Clos.

– Assim como a versão de queijo, a doce também deve ser preparada na cozinha e levada ao réchaud somente quando já estiver no ponto certo para o consumo.

–  Há várias formas de derreter o chocolate: o modo clássico, em banho-maria, não tem erro, porém exige paciência na hora de picar a barra, que precisa ir ao fogo em pedaços bem pequenos. Uma opção mais ágil é usar o micro-ondas. Dessa forma, basta quebrá-la grosseiramente. O truque para não queimar é selecionar a potência média e deixar rodar apenas de um em um minuto, conforme as instruções da receita no box acima.

02-fondue-de-chocolate-impossivel-resistir-a-esta-doce-tentacao

-Frutas – em especial as azedinhas, como morango e kiwi – são o acompanhamento perfeito. “Escolha também pela consistência: as mais firmes são mais apropriadas”, lembra Alberto Lenz Cesar, do Toribinha Bar & Fondue, em Campos do Jordão, SP. Para surpreender, sirva bolinhas de marshmallow e bolacha wafer.

– A consultora de etiqueta Célia Leão ensina: “Sempre respeite o garfo dos amigos, nada de guerrinha na panela!”.

– Atenção às dicas para eleger o vinho da vez: “A harmonização mais interessante se dá com os tintos fortificados e adocicados”, explica Arthur Azevedo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo (ABS-SP). “Os secos demais desaparecem e ficam sem graça diante da riqueza do sabor do chocolate”, completa Patrícia. Entre os indicados, destacam-se os vinhos do Porto, da região do Douro, em Portugal, a exemplo do Calem Velhotes Ruby (Todovino, R$ 64,90), e rótulos do sul da Itália, como o Boccantino Primitivo del Salento IGT 2010 (Buywine, R$ 44,90).

 

Preços pesquisados entre 19 e 26 de maio de 2014, sujeitos a alteração

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s