Continua após publicidade

Árvores Solares: o design e a sustentabilidade promovem energia solar

Além de gerar energia solar, o OPV usado nas árvores solares absorve raios UVA e UVB, portanto a sombra que o mobiliário gera melhor conforto térmico

Por Redação
Atualizado em 28 fev 2024, 11h47 - Publicado em 15 Maio 2019, 19h02
(Divulgação/Casa.com.br)

Na última edição do Rock in Rio Brasil, em setembro de 2017, árvores solares foram usadas como fonte de recarga de bateria para os celulares do público. As OPTree surgiram para humanizar a energia solar e trazer o uso da fonte de energia limpa param um local urbano e mais próximo das pessoas. As estruturas têm o formato que lembra uma palmeira, e cada uma de suas folhas tem células fotovoltaicas, que captam a luz e a convertem em energia.

(Divulgação/Casa.com.br)

A criação é da empresa Sunew, que nasceu em 2015 com o objetivo de revolucionar a indústria solar no Brasil e no mundo com a tecnologia mais verde para geração de energia solar. A empresa é líder na produção de OPV, com instalações que refletem o estado da arte da tecnologia.

(Divulgação/Casa.com.br)

O OPV (do inglês Organic PhotoVoltaic) é a terceira geração de tecnologia de captação de luz solar para produção de energia elétrica. Trata-se de um filme fino, leve e flexível que utiliza polímeros orgânicos semicondutores. É produzido com materiais não tóxicos e recicláveis, com tecnologia própria da Sunew, desenvolvida para operar com baixíssima emissão de CO2.

Continua após a publicidade
(Divulgação/Casa.com.br)

Neste ano, a Sunew apresenta durante a Votorantim.hub uma novidade que atualiza as OPTree e redesenha seu formato e utilidade. Em parceria com a Hephaenergy, especializada em internet das coisas, uniram tecnologias e criaram a SYNTZ, um mobiliário urbano inteligente, que funciona com energia solar e possibilita um espaço de convivência tecnológico, com música e iluminação controladas por um aplicativo de celular.

(Divulgação/Casa.com.br)

O produto inova pela conectividade, design e sustentabilidade e é ideal para instalação em áreas livres, como espaços de convivência de hotéis, resorts, clubes, restaurantes, casas noturnas, lounges, rooftops, parques urbanos, centros de convenções etc. “A SYNTZ transforma a energia solar em um ambiente interativo, envolvente e vibrante, por isso lhe demos um nome que relembra a fotossíntese. Desenvolvemos o produto em parceria estratégica com a Sunew, que nos fornece os filmes fotovoltaicos orgânicos e com quem trocamos constantemente informações sobre a aplicabilidade, possibilidades e alternativas de inovação”, explica Felipe Batista, CEO da Hephaenergy.

A OPTree esteve presente na CASACOR Minas Gerais 2018. (Divulgação/Casa.com.br)

Além de gerar energia solar, o OPV absorve raios UVA e UVB, portanto a sombra que o mobiliário gera melhor conforto térmico. A SYNTZ oferece ótima acústica: praticamente elimina sons externos e permite pouco vazamento de som para fora do ambiente. A iluminação e o sistema de som são facilmente controlados por meio de celulares. Autossuficiente, o mobiliário também oferece tomadas para recarregar os gadgets. As características operacionais da SYNTZ, como geração e consumo de energia e conexões USB, podem ser monitoradas por uma central de suporte e manutenção.

Spoiler: as árvores solares da Sunew estarão presentes também na CASACOR São Paulo 2019, servindo como espaço de descontração com mobiliário urbano para os visitantes!


Para saber mais sobre sustentabilidade, acompanhe as redes sociais (FacebookInstagram) da CASACOR Sustentável!

(Divulgação/CASACOR)

 

Publicidade