Casa Created with Sketch.

3 dicas de organização para apaixonados por livros

Ter muitos livros é um prazer que os leitores compulsivos compartilham, mas isso não pode atrapalhar a organização da casa. Confira como evitar isso!

Você é aquele tipo de pessoa que compra diversos livros, mas nem sempre lê todos e então eles ficam amontoados no canto? Os japoneses criaram uma palavra para definir isso: tsundoku. Essa expressão é uma mistura de empilhar coisas para mais tarde com ler livros. 

Esse hábito de leitores compulsivos pode ser difícil de ser reconhecido, já que todos acreditam que em algum momento irão conseguir zerar a sua fila de espera literária. Mas não é bem isso o que acontece, não é mesmo? 

Assim, além da não ler todos os livros, você também fica com um problema de organização, já que nem sempre há espaço o suficiente para todas as edições. Pensando nisso, o Apartment Therapy trouxe essas três dicas que podem te ajudar a não acumular livros desnecessariamente e sempre garantir espaço para mais um. Confira!

1. Desapegar

Isso pode ser um pouco difícil para quem é apaixonado por literatura, mas olhar todos os livros e filtrar quais você já leu e gostou daqueles que você nem começou ou nem se interessou pela história é um passo importante para selecionar quais livros realmente devem ser guardados. Aqueles que não foram escolhidos podem ser doados ou vendidos em sebos e pense assim, dessa maneira você estará “libertando” esses livros para fazerem outras pessoas felizes. 

2. Organização

Parece meio óbvio, mas saber quais livros você tem em casa é essencial para evitar obras não lidas. Você pode organizar em ordem alfabética ou por autor e também separar aqueles que já foram lidos dos que não foram. Então você pode praticar a técnica de desapegar, aumentando o espaço para novos livros.

3. Seja digital

Tudo bem que um e-book não é a mesma coisa do que ter um livros nas mãos e sentir aquele cheirinho de páginas novas que uma obra física tem, mas é bem prático. As plataformas de livros digitais comportam milhares de títulos (e os livros costumam ser mais baratos também), o que ajuda bastante na hora de acumular diferentes autores, ocupando um espaço mínimo.

VEJA MAIS

28 estantes que são verdadeiras bibliotecas 

10 dicas para organizar a biblioteca 

(Divulgação/GotoShop)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s