Continua após publicidade

Você precisa começar a colocar carvão nos vasos de plantas

O elemento natural é essencial para manter a planta viva mesmo com o excesso de rega

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 1 abr 2018, 11h00 - Publicado em 1 abr 2018, 11h00

Um dos problemas mais comuns ao cuidar de plantas é a quantidade de água que você coloca no vaso. Por isso, matar as plantas ‘afogadas’ pelo excesso de líquido é praticamente normal no dia a dia de algumas pessoas. Porém, uma forma de evitar que isso aconteça é colocando carvão nos vasos de plantas.

Sem um sistema de drenagem, a água vai acumular no fundo do vaso e tornar as raízes suscetíveis a fungos e bactérias, que fazem com que ela apodreça e morra. E é claro que o formato do vaso também influencia: alguns contém furos na parte de baixo para que a água saia, outros não.

Assim como para o seu terrário, é interessante criar uma camada de drenagem se o seu vaso não possui esse sistema próprio. E isso é feito com o carvão. Ao contrário da terra, que absorve e mantém a água no lugar, essa camada extra faz com que a água continue caindo livremente, deixando-a distante das raízes e da própria terra.

O carvão vegetal é um elemento altamente poroso e que absorve muita água. Não só isso, mas o ele também é utilizado com frequência em aquários, como um filtro, e também para tratar vítimas de envenenamento, pela sua capacidade de aglutinar toxinas e prevenir o estômago de absorvê-las.

Quando colocado no fundo de um vaso de plantas, o carvão vai agir como essa camada de segurança, que vai absorver a água jogada no vaso durante a rega e evitar que ela fique acumulada no fundo, empapando as raízes. Além disso, o elemento serve para evitar odores ruins, remover impurezas do solo e espantar insetos. Ou seja, é perfeito para ajudar você a ter plantinhas saudáveis e que duram muito tempo em casa!

(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade