Continua após publicidade

Quarto de casal perfeito: como montar um espaço aconchegante e confortável

Buscamos dicas profissionais para você entender como dispor os móveis e o que priorizar nesse ambiente

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 15 dez 2020, 10h51 - Publicado em 30 jul 2018, 12h12

Dentre todos os cômodos de uma casa, alguns deles sempre acabam ganhando destaque por serem os mais usados: o quarto e a cozinha, por exemplo. Ou seja, não é sem motivo que as buscas por referências desses dois cômodos são tão frequentes. Foi por esse motivo que decidimos ir atrás das principais dicas para você montar quartos de casal perfeitamente.

Conversamos com a arquiteta e designer de interiores Celina Sales para saber exatamente o que precisa ser feito nesse processo, e como ele pode acontecer uma forma tranquila e que se adapte ao seu estilo pessoal.

Afinal, como montar um quarto de casal perfeito?

1.Antes de mais nada, esqueça a ideia de “erros”

Celina explica que não existe certo ou errado na hora de pensar nesse ambiente, mas algumas considerações a serem feitas. “Quando falamos em quarto, pensamos num templo sagrado, um espaço onde relaxamos e repomos nossas energias, nos preparando para os desafios do dia seguinte”, explica ela. Colocar cores muito vibrantes na parede, por exemplo, deixar uma televisão disponível no espaço, ou exagerar na quantidade de estampas e móveis não necessariamente colaboram para um clima de relaxamento, já que o excesso de informações pode estimular o cérebro e deixar você mais agitado do que o habitual. Levar em conta alguns ensinamentos do feng shui para o ambiente e pensar em um espaço onde você se sinta confortável e abraçado, como diz a profissional, deve ser o seu norte para esse cômodo.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by SARAH-JANE COPESTAKE (@scopestake82)

2.Mas, como priorizar o conforto?

Para começar, o layout: dispor os móveis de forma que não atrapalhem a circulação ou a sensação que você quer passar com o ambiente. Também vale a pena dar mais atenção e cuidado para esse espaço específico: como ele não é o foco das visitas, pode acontecer de você deixá-lo em último na lista de prioridades, apesar de ser o mais frequentado. Escolha um bom colchão, mantenha os lençóis limpos e opte por uma iluminação adequada, que não depende apenas da luz forte de teto.

3.Busque o equilíbrio na disposição dos móveis

“Em nossa relação com a casa em que moramos, o quarto é o espaço privado e íntimo que nos abraça no fim de um longo dia. Assim, o jeito ‘certo’ deve buscar a união entre a estética e a funcionalidade. Observar bem o ambiente e saber exatamente qual a ‘sensação’ almejada pelo seu cliente ao entrar nele é o primeiro passo para um bom projeto. O principal móvel de um quarto é a cama. Assim, a partir dela, podemos começar a pensar em um layout que conduza a uma disposição do mobiliário que atenda às necessidades do cliente”, explica Celina.

Continua após a publicidade

4.Mas o que fazer com um quarto pequeno?

A arquiteta diz que é possível montar um quarto aconchegante e confortável, mesmo com uma limitação de espaço. Optar por uma paleta de cores neutra é uma forma de começar a construção e ainda passar uma sensação de maior amplitude para o ambiente. Se você quiser uma parede texturizada (por exemplo, em cimento queimado), o ideal é que fique na cabeceira da cama – dessa forma, as chances de você enjoar desse detalhe são menores.

5.Priorize o armazenamento inteligente

Quer você esteja lidando com um espaço pequeno, quer com um quarto grande, é interessante pensar em formas inteligentes de armazenamento, para manter esse ambiente organizado e com a vibe que você deseja. Móveis planejados são uma ótima maneira de fazer isso, assim como pensar em ocupar as paredes com prateleiras, usar gavetões embaixo da cama e até escrivaninhas retráteis, para o caso de um quarto pequeno.

6.O que fazer quando o assunto é o guarda-roupas?

Diz Celina: “O armário é um item que precisa ser pensado com bastante cautela, pois ocupa um espaço razoável dentro de um quarto. Priorizar a forma como ele vai ser utilizado pelo casal é muito importante, pois define sua área interna (dimensões de prateleiras, número de gavetas, etc.). Para o uso de duas pessoas o ideal é que tenha no mínimo 4 portas. As portas de correr são recomendadas por não ocuparem espaço”.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Ria (@rietveldje)

7.A palavra de ordem é “harmonização”

Ao falar de acessórios, existem uma infinidade de coisas que podem ser indispensáveis em um quarto de casal perfeito. Tudo começa com o primeiro item desta lista, em você priorizar o conforto e o aconchego, e descobrir o estilo que quer seguir. A partir daí, pode pensar em algumas coisas que funcionam bem na composição de um bom quarto: uma mesa de cabeceira para itens do dia a dia (óculos, celulares, copo de água…), uma poltrona para incentivar que atividades como a leitura não sejam feitas na cama (que deve ser reservada apenas para o sono), a cabeceira dá um charme extra para todo o ambiente, os tapetes acrescentam calor para o espaço… Enfim, são muitos os elementos que você pode buscar para completar esse ambiente, mas tudo começa com uma ideia de harmonia: todos os itens precisam conversar entre si.

Siga Casa.com.br no Instagram

(Divulgação/CASA CLAUDIA)

 

Publicidade