Casa Created with Sketch.

Cozinha contemporânea e iluminada para quem busca praticidade

Com luz natural entrando pelo cobogó, esta cozinha faz uma releitura de materiais, dando-lhes ares modernos e garantindo a funcionalidade do ambiente

Há quem diga que, para ganhar luz na cozinha, é preciso apostar apenas no branco. Neste projeto, os arquitetos Diogo Luz e José Guilherme Carceles, da Casa 100 Arquitetura, mostram que há alternativas para quem quer garantir um ambiente iluminado. A dupla investiu nos tons de cinza, madeira e branco para os revestimentos, sendo que este último aparece com textura, para fugir do básico. Os pontos de cor ficaram para os detalhes, como cadeiras e louça. “Para quem está em dúvida e não sabe se vai enjoar das cores, é melhor investir na base neutra. É muito mais fácil mudar itens de decoração do que trocar a marcenaria ou a bancada”, opina Carceles.

Os arquitetos Diogo Luz e José Guilherme Carceles (Guilherme Morelli/)

A bancada, inclusive, foi desenhada sob medida pelos arquitetos, bem pensada para facilitar o dia a dia dos moradores. “Nos apartamentos novos, a área da pia é muito pequena. Por isso, é legal ter uma ilha, que ajuda na hora de preparar os alimentos e também serve de local para as refeições, ainda mais quando vem com a mesa integrada”, reforça o arquiteto.

Itens cromados dão ares de modernidade ao ambiente (Guilherme Morelli/)

O brilho dos utensílios cromados harmoniza bem com os eletrodomésticos e completa o clima de leveza do ambiente, totalmente regido pela luz natural que entra através da parede de cobogós. Já as plantas, de espécies trepadeiras, arrematam a decoração e enchem o espaço de charme e movimento.

Os cobogós deixam passar claridade e trazem estilo à cozinha (Guilherme Morelli/)

Entrada de sol
O cobogó, elemento típico dos anos 1950, voltou com tudo em casas e apartamentos contemporâneos. Estes são feitos de concreto, mas há opções em diversos materiais, como cerâmica, argila e vidro. É uma ótima escolha para garantir luminosidade e ventilação à cozinha. E para ares ainda mais modernos, você pode apostar em cores vibrantes e formas geométricas mais ousadas.

Mistura moderna
Não tenha receio de apostar em revestimentos com diferentes texturas num mesmo ambiente. Aqui, cada parede traz um material diferente. Desde que sejam em tons neutros, podem ser combinados de forma criativa e estilosa.

Prefira acabamentos que facilitem a limpeza, como esta tampa de vidro do fogão (Guilherme Morelli/)

Espaço funcional
Para aliar design e praticidade na cozinha, atente-se também ao material da superfície de móveis e eletrodomésticos, dando preferência aos que são fáceis de limpar. A mesa de vidro temperado do fogão, por exemplo, inspirada nos cooktops, cria um efeito moderno e, por ter poucos recortes e botões removíveis, basta um pano úmido para limpá-la.

Esconde-esconde
Dá para tirar o armário do lugar-comum com portas de vidro que deslizam sobre as prateleiras. Assim, você pode variar a posição delas e mostrar apenas o que quiser.

Com acabamentos em tons neutros, a decoração pode ganhar cores marcantes (Guilherme Morelli/)

Iluminação direta
Apesar da entrada de luz natural pelos cobogós, é preciso se preocupar em garantir uma boa iluminação para noites e dias nublados. As luminárias, instaladas no teto e na parede ao lado da mesa, fornecem a claridade necessária para o preparo e consumo das refeições. Em relação às lâmpadas, prefira as menos potentes ou em tons quentes para a área da mesa. Assim, ninguém fica incomodado durante o jantar!

Para saber mais sobre os produtos bem pensados desta cozinha, clique aqui.

Agradecimentos: Boobam, Casa Mind, Collector 55, Lurca, Oppa, Reka, Sunhouse, Estúdio Prole.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Some times its a pain in the ass to read what blog owners wrote but this site is real user genial!

    Curtir