Continua após publicidade

Como usar cores na decoração sem erro

Se você pretende investir em um cômodo colorido, saiba por onde começar e como levar em consideração o tipo de ambiente

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 3 jan 2018, 10h00 - Publicado em 3 jan 2018, 10h00

Usar cores na decoração é fugir do lugar comum, certo? Mas não precisa ser visto dessa maneira ou como algo difícil de fazer. Na verdade, as diferentes tonalidades podem ser aliadas para criar o ambiente que você deseja e uma casa que representa exatamente quem você é.

Se você não consegue saber por onde começar a trabalhar as cores na decoração, não tem problema. Nós damos alguns truques infalíveis:

1.Comece pequeno

O principal é: caso você tenha medo de usar cores ousadas na decoração, comece pequeno. Aposte em cores mais sutis, ou pequenos detalhes coloridos em casa. O cinza já é uma injeção de cor maior do que o branco e você pode começar por esses tons antes de investir no marinho e no mostarda, por exemplo.

https://br.pinterest.com/pin/384143043201168219/

Continua após a publicidade

2.Branco é uma cor – mas não precisa ter cara de hospital

O branco tem sido um queridinho da decoração, principalmente com a onda do minimalismo. Mas isso não significa que a sua casa precisa ficar com cara de hospital ou com aqueles ares gelados por causa da cor. Vale brincar com texturas e diferentes tonalidades de branco (sim, isso existe!) ou misturar a cor com outras mais neutras, como o creme ou o cinza claro. Tudo para dar mais vida para um ambiente, sem deixá-lo com essa cara de esterilizado.

https://br.pinterest.com/pin/325385141813436699/

3.Pense no ambiente que você está tentando criar

O vermelho é uma cor muito energética e, por isso, não é uma boa opção usá-lo no quarto. O cinza, um azul mais fechado ou o verde-menta funcionam melhor para esses ambientes porque acalmam. Designers amam usar o amarelo na cozinha por ser uma cor alegre e que dá energia para quem acabou de acordar e vai preparar o café da manhã. Já o preto e o marinho funcionam bem para quem quer criar um cômodo mais dramático. Ou seja, é importante pensar no tipo de ambiente que você quer antes de escolher a cor perfeita para ele.

Continua após a publicidade

https://br.pinterest.com/pin/425168021058802804/

4.Ouse o quanto quiser

O truque para escolher cores ousadas para um ambiente é lembrar de pensar bem na combinação dos móveis, para não pesar visualmente nas tonalidades. Escolher uma cor neutra para fazer o equilíbrio é a forma mais fácil de lidar com esse tom mais pesado – e também a fórmula livre de erros para qualquer tipo de decoração. Se você está em dúvida, saiba: tons de verde e azul são ótimos para qualquer tipo de ambiente e criam ótimas combinações tanto para quartos, quanto para salas e cozinhas.

https://br.pinterest.com/pin/494973815278481335/

Continua após a publicidade
Publicidade