Continua após publicidade

Como usar a tinta para deixar a casa mais ‘clean’

Já pensou em usar a tinta para deixar a casa mais clean e organizada? Os truques a seguir fazem da parede o foco dos ambientes

Por Débora Fernandes
Atualizado em 19 jan 2017, 14h22 - Publicado em 22 nov 2016, 13h22

Nem todos são experts do desapego ou então adeptos do minimalismo escandinavo. Assim, cada truque para melhorar a aparência em casa conta. A cor da tinta e a maneira como você pinta suas paredes podem ser usados para tirar o foco do mobiliário e, além de adicionarem estilo ao décor, têm o poder de deixar o ambiente mais clean. Confira as dicas, publicadas na House Beautiful:

1. Inspire-se no tom dos móveis grandes

1-7-maneiras-de-fazer-a-casa-parecer-menos-bagunçada-usando-tinta

A designer Elizabeth Mayhew dá uma sugestão prática: basear a cor das paredes no tom dos móveis maiores do ambiente. O truque serve para camuflar essas peças no espaço, como acontece no quarto cinza da foto.  A cabeceira da cama e as poltronas tiveram o cinza copiado nas paredes, ficando mais discretos no plano de fundo.

2. Crie uma moldura de tinta

Continua após a publicidade

2-7-maneiras-de-fazer-a-casa-parecer-menos-bagunçada-usando-tinta

A dica de usar uma bandeja para compor o arranjo principal da mesa de centro pode ser aproveitada na parede! Pinte-a como na foto: com uma borda externa escura, uma borda interna mais clara e então o centro no primeiro tom. Use a “bandeja” para organizar os quadros e emoldurar alguns dos móveis, como o aparador que leva a TV, deixando a sala mais organizada.

3. Use tons fortes como destaque

3-7-maneiras-de-fazer-a-casa-parecer-menos-bagunçada-usando-tinta

Aposte em cores fortes em apenas uma parede ou em uma porta. O destaque atrairá o olhar, fazendo com que o tom seja o foco do ambiente, impressionando as visitas.

4. Use apenas cores sólidas

4-7-maneiras-de-fazer-a-casa-parecer-menos-bagunçada-usando-tinta

Padrões possuem um grande impacto quando usados estrategicamente. Porém, se essa não é a intenção, eles não são recomendados já que as estampas trazem muita informação visual e podem se chocar com a quantidade de móveis e décor. Para não errar na composição, dê preferência à tinta ou papel de parede sem estampas.

Continua após a publicidade

5. Tenha cuidado com os tons pastel

5-7-maneiras-de-fazer-a-casa-parecer-menos-bagunçada-usando-tinta

Os tons pastel podem ser queridinhos do décor delicado, mas precisam ser usados com cuidado. Alguns deles, como o pêssego e o rosa queimado característicos dos anos 80, podem parecer sujos e até mesmo desbotados quando aplicados em espaços com pouca iluminação. Para quem gosta dessas cores, a dica é escolher tintas que não possuam subtons marrons, amarelos ou cinzas.

 6. Decore os ambientes integrados com a mesma família de cores

Continua após a publicidade

6-7-maneiras-de-fazer-a-casa-parecer-menos-bagunçada-usando-tinta

Quem mora em loft ou adota o esquema integrado depende muito da paleta de cores para trazer unidade ao espaço e torná-lo coeso. Mudanças drásticas de cor confundem o olhar e quebram a uniformidade, resultando na impressão de uma casa desorganizada.

7. Use cores claras nos lugares certos

7-7-maneiras-de-fazer-a-casa-parecer-menos-bagunçada-usando-tinta

As cores mais claras, do branco ao creme, pertencem a espaços muito específicos: aqueles que nunca ficam bagunçados ou possuem poucos móveis. Restrinja-os à entrada, banheiro, home office ou quarto de visitas. Quem não é mestre da organização deve preferir cores com mais personalidade , como um cinza escuro, de forma que elas se tornem o foco do espaço. 

Leia também:

Os quatro passos definitivos do desapego

Aprenda a decorar uma casa minimalista e aconchegante

Continua após a publicidade

Cinco vezes em que Juliana Faria deu dicas infalíveis de decoração

banner_gotoshop_casa

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!

Publicidade
Publicidade