Casa Created with Sketch.

Área de lazer funcional para aproveitar os domingos em família

Dê mais vida ao espaço externo da casa com soluções criativas, modernas e que não pesam no bolso

Uma mesa no quintal de casa é sinônimo de almoço em família. Comida caseira, ar fresco e banho de sol são os ingredientes-chave para um dia perfeito. Aqui, a ilha com cooktop reflete o espírito do espaço, pois agrega quem está cuidando do preparo da refeição a quem já está petiscando na mesa. As cadeiras vazadas e o cordão de luzinhas anunciam um décor moderno e descolado, que se repete por todo o ambiente com objetos de valor afetivo, lembranças de viagens e quadrinhos divertidos.

Vasos com espécies que vão de temperos a suculentas foram espalhados pela estrutura de metal e madeira que percorre a única parede do ambiente, formando uma horta urbana. “A mistura do verde das plantas com o tijolo, o vergalhão preto e a madeira pinus é super-harmoniosa. Invista em uma base com tons mais neutros e capriche nas cores sem medo de ser feliz”, aconselha a arquiteta Luciana Uras, do Studio ArquitetUras, responsável pelo projeto.

O armário com estrutura vazada trouxe leveza ao ambiente (Guilherme Morelli/Abril Branded Content)

Tudo à vista
A estrutura metálica ao fundo dá suporte à marcenaria sem portas, boa opção para garantir personalidade ao ambiente sem gastar muito. “Eu gosto de tirar os elementos do lugar-comum e colocá-los em uma situação fora do padrão. Nesse armário, imaginei uma coisa que qualquer serralheiro consegue fazer utilizando o vergalhão. É um material usado normalmente para fazer grandes estruturas. A madeira pinus, que é extremamente resistente e maleável, complementa o móvel”, explica Luciana.

Ali foram colocados utensílios de cozinha e eletrodomésticos, como a lava-louças, que pode ser instalada e desinstalada na hora, sempre que necessário. Assim, você não precisa embutir a peça nem investir em uma torneira com duas saídas de água. Além das panelas e potes, livros e quadros aparecem para completar a decoração.

Como a base da decoração é neutra, itens coloridos são bem-vindos (Guilherme Morelli/Abril Branded Content)

Detalhes coloridos
Por se tratar de uma área de lazer, vale apostar em cores quentes e vivas, como o amarelo da cervejeira, que ainda é uma ótima alternativa para manter as bebidas geladas e à mão. Para não errar nas combinações, uma boa dica é consultar o círculo cromático. “As cores compatíveis são as que estão exatamente opostas na roda. São as chamadas cores complementares”, recomenda a arquiteta.

A ilha de madeira é prática e integra quem está à mesa (Guilherme Morelli/Abril Branded Content)

Um olho cá, outro lá
Invista em uma ilha ou bancada acoplada à mesa. Assim, a conversa com os convidados não precisa parar toda vez que você tiver que dar um pulo no fogão para mexer as panelas. “O ideal é que a bancada de cozinha seja mais alta do que uma mesa, algo em torno de 80 cm, podendo chegar a 90 cm, como nesse projeto”, acrescenta Luciana. A boa altura da bancada também é uma aliada de quem não abre mão da companhia do pet nem no momento das refeições. O bichinho pode circular por todo o espaço sem que você precise se preocupar com possíveis ataques à mesa!

Os vasos suspensos, feitos de feltro, criam uma horta prática e que não ocupa espaço na bancada (Guilherme Morelli/Abril Branded Content)

Sol por todo lado
Que tal aproveitar a luz natural para cultivar uma horta? Manjericão, alecrim, hortelã… Os almoços ganharão um toque todo especial com ingredientes fresquinhos. De quebra, o espaço fica ainda mais charmoso com os vasinhos de feltro pendurados.

A arquiteta Luciana Uras, idealizadora do ambiente, e seu cãozinho Osvaldo (Guilherme Morelli/Abril Branded Content)

Para saber mais sobre os produtos bem pensados desta área externa de lazer, clique aqui.

Agradecimentos: Camicado, Casa que Tem, Cecilia Dale, Collector55, Docol, Goma Ateliê, Hometeka, Sun House, Urban Arts e Westwing

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s